22 JUL 2022
SEMANECA DEBATE AÇÕES E ESTÍMULO AO ECA EM VIAMÃO
No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos , o Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica), em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Tutelar, a OAB, o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores de Viamão, através da Comissão dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promoveu na última quarta-feira, dia 20, a Semaneca, ciclo de palestras que trouxe informações acerca das normas, legislações e aplicação na prática do ECA. O atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes com necessidade de proteção, no município de Viamão, se dá por meio de uma rede de apoio que contempla órgãos de segurança pública, seguridade social, sistema de justiça e rede pública de saúde.

A mesa foi composta por representantes de entidades envolvidas com a proteção de crianças e adolescentes, as conselheiras tutelares Bruna Galmarini e Marisa Gouvea, a estudante e representante do Grêmio Estudantil da EEEM Farroupilha, Haissa Gonçalves, a presidente do Covidica, Rosalinde Saick, bem como a participação do secretário de Cidadania e Assistência Social, Maninho Fauri e da secretária de Educação, Márcia Culau e do vereador Marquinhos da Estalagem, que faz parte da Comissão dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Câmara Municipal.
Maninho Fauri analisou a importância desse tipo de evento: “A SMCAS apoia esse tipo de evento e entende como uma nova frente de construção de novas ideias e saberes sobre a participação do poder público frente às políticas públicas de atendimento e proteção aos jovens do município!, resumiu o secretário.

A secretária Márcia Culau falou sobre a importância da formação contínua dos professores: “A atenção e a observância das crianças e dos adolescentes assistidos pela rede municipal, bem como obter noções básicas da legislação é o que compete ao professor enquanto ser acolhedor. Ser a porta principal de recebimento das nossas crianças e adolescentes”, disse.

A Dra. Tatiana Alster, promotora de justiça, da infância e juventude de Viamão, analisou os desafios da implementação do ECA e o comportamento do Ministério Público quanto ao atendimento de casos envolvendo crianças e adolescentes: “É difícil a gente ver a maldade humana. Os maus existem e a gente não pode afastar isso do nosso contexto. Temos que ficar vigilantes e não podemos nos omitir.”, disse a promotora.

A delegada Marina Dillenburg, responsável pela Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM), relatou a importância da escuta protegida e o fluxo de atendimento e trabalho no município: “a gente também tem que reduzir os danos, a criança e o adolescente devem ser atendidos pelo sistema de saúde, pelo sistema de justiça, pelo sistema de segurança, mas ela precisa ser preservada. Estamos aqui para preservar os direitos da criança e do adolescente.”, enfatizou a delegada.

A importância de observar e alertar sobre a saúde mental dos jovens também foi tema da palestra da psicóloga clínica Rubia Nara Pacheco Vack, que enfatizou sobre a ansiedade e suas consequências no desenvolvimento da criança e do adolescente, principalmente após o isolamento na pandemia: “A necessidade de observar o comportamento desse jovem é importantíssimo para identificar algum trauma ou problema na saúde mental mais sério.”, falou a psicóloga.

O seminário também teve a participação de Laura Amélia Cardoso, Conselheira Tutelar da 2ª região, de Kelly Cristine Cunha, coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM) da Secretaria da Saúde, do presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Viamão, Leandro Lopes e do Comandante do 18º BPM de Viamão, tenente coronel Alexander Duarte. A abertura contou com a apresentação dos bailarinos do Studio de Danças Império e do coral indígena da Aldeia Jata Ity.