21 JUL 2022
SME PROMOVE 1ª MOSTRA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22 de julho), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a 1ª Mostra de Práticas Pedagógicas do Município de Viamão, no Ginásio Municipal. O evento tem a participação de todas as 66 escolas da Rede e cerca de 900 professores. Durante o primeiro dia foram apresentados os trabalhos da Educação Infantil que receberam destaque nas escolas. Na sexta-feira, serão apresentados os trabalhos do ciclo de alfabetização ao 5º ano mais significativos escolhidos pelos professores.

Na abertura, a secretária de Educação, Marcia Culau, ressaltou que a mostra tem como objetivo a valorização das práticas pedagógicas realizadas na rede, que exploram as diversas áreas do conhecimento. “É um dia muito significativo, pois conseguimos visualizar o trabalho dos professores de todo o 1º semestre. Depois da pandemia, estamos trabalhando para trazer essas crianças novamente para a rotina escolar, proporcionando um ambiente escolar mais atrativo, mais gostoso e prazeroso, enriquecendo o desenvolvimento e a aprendizagem.”

Mostra
Os trabalhos são os mais variados possíveis. Alguns são oriundos do Projeto Identidade da Escola, outros tiveram destaque por trabalhar de forma diversificada. A Apolinário Alves dos Santos (Águas Claras) trabalhou a família. Já a Anita Garibaldi (Jardim Universitário) e a Girassol (Tarumã) abordaram os sentidos com o Tapete Sensorial e a Caixa do Tato, Aromas e Texturas. A Araçá trabalhou o meio ambiente e propôs a confecção de uma composteira e minhocário. A Vereador Valneri Antunes (Parque Índio Jari) trabalhou os sentimentos com o tema “Espalhe amor por onde for”. A Escola Frei Pacífico (Itapuã) trouxe o macramê como arte nos trabalhos manuais. Outros temas, como combate ao mosquito da Dengue, alimentação saudável, corpo humano, cores, meios de transporte, etc, também tiveram destaque.

“Este tempo e espaço são destinados para trocas de experiências. Além da apresentação e apreciação das exposições, a partilha de técnicas, meios e instrumentos poderá servir de inspiração, contribuindo com a práxis educativa, que atinge direta e indiretamente a comunidade escolar”, complementa a diretora Pedagógica, Katilene Medeiros.

O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, fala que é muito bom acompanhar a evolução do aprendizado das crianças através dos trabalhos propostos pelos professores. “Como pai e gestor público, a meta é proporcionar que todas as crianças possam estar matriculadas na Educação Infantil, aprendendo rotina, ter convivência com outras crianças da mesma faixa etária e recebendo alimentação adequada para que possam desenvolver todos os seus potenciais.”

Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas
O espetáculo Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas tem seis apresentações durante os dois dias de Mostra. Realizado pela Rococó Produções Artísticas e Culturais, o esquete mescla as técnicas de Teatro, Contação de Histórias, Dança e Circo.

A peça é sobre as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio e abre espaços para trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha. No final de cada espetáculo é realizado um bate-papo com os espectadores sobre o projeto e a proposta apresentada pelo grupo.