03 ABR 2024
EDUCAÇÃO
NAS OBRAS DO CEMPA, VIAMÃO REALIZA ATO SIMBÓLICO ALUSIVO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Com a presença das direções de todas as 78 escolas municipais, dos professores das salas de recursos, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão - AMAV e equipe de governo, a Prefeitura de Viamão promoveu um Ato Simbólico alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, junto ao prédio que está em fase de finalização para o Cempa – Centro Educacional Municipal para Pessoa com Autismo, no bairro Cohab.

A diretora do Cempa, Gisele Rodrigues, destaca que o Centro Educacional será a extensão das escolas municipais. “Aqui, os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que não conseguem frequentar regularmente a escola, poderão desenvolver suas habilidades para que a inclusão, de fato, aconteça. Será um espaço de muitas aprendizagens, trocas, mas, fundamentalmente, um espaço de muito amor.”

A secretária de Saúde, Michele Galvão, lembra que nesta gestão também foi inaugurado o Centro de Especialidades Infantil, qualificando e ampliando o atendimento na área da saúde pediátrica. “Estamos ajudando a construir uma cidade melhor", complementa o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti.

Já, a secretária de Educação, Marcia Culau, fala que hoje o município está fazendo um ato de amor. “Já temos a Apae, a Casa de Convivência e vamos ter um Centro para acolher nossos alunos autistas, com salas para atendimento: psicológico; fonoaudiológico; fisioterapia; assistência social; arteterapia; musicoterapia; e, piscina térmica. É muito mais do que estávamos pensando. Estamos realizando um sonho de todos nós e estamos trabalhando, incansavelmente, para isso”, expressa Marcia.

O prefeito, Nilton Magalhães, lembra como a área foi entregue para o governo municipal e do esforço em conjunto para a construção do Cempa. “Conforme dados da ONU, 1% da população apresenta TEA. Penso que o bem vai trazer o melhor resultado, com a força do amor.”
Também estiveram presentes no ato, o presidente da AMAV, Rafael Oliveira e a presidente da APAE, Maria Helena Santos, além de representante do COMPEDE, vereadores e comunidade.

A cerimônia contou com a participação do Coral de Mães da Casa de Convivência da APAE e, ao final do ato, todos os presentes fizeram um abraço coletivo em volta do prédio, expressando em voz alta “que a inclusão vire rotina!”

Você sabe o que é o Autismo?
O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Há aspectos que diferem uma criança com TEA de outra, como dificuldade de comunicação, de interação social, de aprendizagem, ouvidos sensíveis a barulhos, entre outros. No entanto, vale ressaltar que existem níveis diferentes de autismo e o TEA é único para cada pessoa.

Saiba mais:
– O 2 de abril foi instituído pela ONU em 2007, com o objetivo de promover mais conhecimento sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA).
– Em 2024, 17 anos depois do estabelecimento da data, em 2 de abril, o foco da ONU é ir além da sensibilização, para promover a valorização das pessoas autistas e suas contribuições para a sociedade.