30 OUT 2013
Agentes Comunitários de Saúde iniciam capacitação

No mês em que é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário (4 de outubro), a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma capacitação para esses profissionais. A aula inaugural da 1ª Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foi realizada na sexta-feira, dia 25 de outubro, no Centro de Formação Profissional Walter Graff. A capacitação acontecerá todas as sextas-feiras até o dia 29/11, serão cinco encontros e a carga horária será de 40 horas. O curso será ministrado pelos técnicos e enfermeiros das Equipes de Atenção à Saúde com a coordenação da enfermeira Michele Correa. A abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Sandra Sperotto; da Diretora Geral, Maria Rita Cardozo, da Diretora Adjunta do Departamento de Atenção a Saúde, Patrícia Martini e da Diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Liciane Wasen.

Conforme a Secretária, o curso tem como objetivo qualificar o trabalho dos agentes para atuarem junto às suas equipes; retomar com eles a sua rotina de trabalho (atribuições) e integrar o profissional aos projetos que estão estão sendo desenvolvidos e que fazem parte das Políticas Sociais Integradas – Primeira infância Melhor (PIM), Crack é Possível Vencer e Viver sem Limites.

O curso abordará também o cuidado específico com os grupos de maior vulnerabilidade, ou sejam, crianças, gestantes, idosos, pessoas portadoras de deficiência e acamados. “A nossa gestão definiu a saúde como prioridade. Queremos que todos os profissionais tenham um olhar diferenciado em relação às suas atribuições. Os agentes são o elo de ligação com a comunidade. Queremos que esses profissionais estejam alinhados com os programas do nosso governo. O objetivo é que a população receba um serviço pleno. Vivemos num município que comporta diversas realidades e, essas realidades devem ser entendidas por todos nós”, ressaltou Sandra.

A enfermeira Michele explica que o curso iniciou com um pré-teste, que avaliou o nível de conhecimento dos agentes. “O resultado do teste proporcionará avaliar quais as questões que exigem revisão do processo de trabalho. O conteúdo abordado, durante a capacitação, terá enfoque nestas questões, possibilitando ajustes”, explicou.

Os ACS fazem parte das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – atualmente são 65 agentes comunitários e seis agentes indígenas. Os ACS estão divididos em nove equipes, porém, a Secretária ressaltou ainda que existe a necessidade de ampliar esta cobertura, principalmente, por se tratar de um município com grande extensão territorial.

O que faz um Agente Comunitário de Saúde?

São algumas das atribuições dos ACS: cadastramento das famílias; realização de visitas domiciliares, elevando a sua frequência nos domicílios que apresentam situações que requeiram atenção especial; atualização das fichas de cadastramento dos componentes das famílias; execução da vigilância de crianças menores de 01 ano consideradas em situação de risco; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos; promoção da imunização de rotina às crianças e gestantes, encaminhando-as ao serviço de referência ou criando alternativas de facilitação de acesso, etc.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024