01 NOV 2013
Viamão dispõe de sete novos médicos

Na tarde de sexta-feira, 1º de novembro, o Prefeito Valdir Bonatto, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Sandra Sperotto, recepcionaram os seis médicos estrangeiros que integram o Programa Mais Médicos, e que atenderão no município. Todos são de nacionalidade cubana, com experiência e especialização na Atenção Básica. No total Viamão conta com sete médicos do programa. O médico Ashraf Mazen Khaled Youssef já atua no Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Vila Elza, há cerca de um mês. Youssef é brasileiro, nasceu no Chuí, e formou-se no Uruguai, em 2012.

Segundo a Secretária Municipal, os médicos do programa irão ajudar na recomposição das equipes do Programa Saúde da Família. “É uma emoção coletiva, pois a nossa equipe tem muitas dificuldades, principalmente pela extensão territorial do nosso município. Viamão é três vezes maior que Porto Alegre, e ainda possui uma extensa zona rural. Com a vinda dos novos profissionais, estaremos dando um salto de qualidade na Atenção Básica”, explicou.

Viamão foi uma das primeiras cidades a se habilitar para receber os médicos estrangeiros. “Pedimos 23 médicos, recebemos sete até agora, mas existe a possibilidade de ampliar esse número, pela demanda social que nós temos”, afirma o Prefeito Bonatto. “Nosso município foi definido como cidade prioritária nessa solicitação”.

Na próxima semana, os novos médicos serão capacitados sobre a organização da saúde no município. Também estarão conhecendo e acompanhando a rotina de trabalho dentro das Unidades de Saúde (UBS) que irão recebê-los. A partir de 11 de novembro, os médicos cubanos atenderão nas UBS do município - UBS Augusta Meneguine (dois profissionais), UBS Augusta Marina, UBS Santa Cecília e UBS Esmeralda. Um profissional será designado para atender em uma unidade móvel na zona rural.

Antes de desembarcar no Rio Grande do Sul, os médicos ficaram três semanas em Vitória/ES, onde foram capacitados para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, além de um receberem um reforço na língua portuguesa.

Conheça os novos médicos:

Iroy Tamayo Mora – 47 anos, formado em 1990, em Cuba.

Luis Nodiev Romero Ortiz, 43 anos, formado em 1993, em Cuba.

Xiomara Orama Rosello, 48 anos, formada em 1989, em Cuba.

Jacqueline Nieles Estevez, 37 anos, formada em 2000, em Cuba.

Ivan Piorin Dihigo, 40 anos, formado em 1998, em Cuba.

Yovany Camejo Blanco, 40 anos, formada em 1998, em Cuba.

Ashraf Mazen Khaled Youssef, 31 anos, formado em 2012, no Uruguai.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024