18 FEV 2021
VIAMÃO PASSA DE 5 MIL VACINADOS. IMUNIZAÇÃO DOMICILIAR É DESTAQUE

Viamão foi destaque na imprensa estadual e nacional nos últimos dias em função da maneira com a qual efetivou o plano de vacinação contra Covid-19 durante o feriado de Carnaval.

O programa Jornal do Almoço da RBS TV destacou, nesta terça-feira (16), o plano de vacinação no município, apresentando imagens e explicando a maneira com a qual os idosos, ou familiares, devem proceder para realizar o cadastramento e receber a visita de uma das oito equipes que aplicam a imunização.

No domingo (14), o site do jornal O Globo publicou: “Há ainda cidades que adotaram uma tática mais pulverizada que a das UBSs. Viamão, na Grande Porto Alegre, montou esquema em que os idosos, acamados ou não, precisam esperar em casa os vacinadores... - Segundo a assessoria de imprensa da cidade gaúcha, o método foi desenhado para atender características rurais e evitar aglomeração. Até a última sexta, Viamão havia conseguido usar 42% das doses recebidas.”

Na segunda-feira o portal de notícias GZH afirmou que: “Em Viamão, as equipes de vacinação seguem trabalhando normalmente nesta segunda-feira, indo nas casas de idosos que agendaram a vacinação anteriormente pelos canais de comunicação da prefeitura.”

ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS

Até ontem (17), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) haviam aplicado um total de 5.444 doses de vacinas. De acordo com a SMS, deste total 351 foram em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI); 238 em pessoas com deficiência e que são institucionalizadas; outras 151 doses em indígenas;  além disso, um total de 3.208 profissionais da área de saúde receberam a imunização. Por fim, até ontem um, total de 1.496 idosos receberam a primeira dose da imunização contra Covid-19 em suas casas e no Centro de Especialidades.

Para realizar o cadastramento ou o agendamento dos idosos, com 85 anos ou mais, para receber a primeira dose da vacina contra o Covid-19, é preciso que seja enviado um e-mail para vacina@viamao.rs.gov.br, com os dados do idoso – nome, data de nascimento, CPF, endereço e telefone, ou ligar para 3054.7505 das 8 às 17 horas.