18 ABR 2024
VIAMÃO EM ALERTA: DENGUE CHEGA A 139 CASOS
O número de casos de Dengue vem aumentando dia após dia no Estado e no município. Nesta quinta-feira, dia 18, Viamão contabilizou 139 casos de Dengue. O Rio Grande do Sul já registrou 68,4 mil casos confirmados da doença pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e 78 mortes. Em Viamão, até o momento, não foi registrada nenhuma morte.

O clima dos últimos meses, aqui em Viamão, tem sido propício: altas temperaturas, combinadas com chuvas. A melhor forma de prevenção ainda é o cuidado com a limpeza das áreas internas e externas das residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o uso de repelente.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde, o mais rápido possível, logo nos primeiros sintomas, que são:
– Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos);
– Dor de cabeça;
– Dor no corpo;
– Dor nas articulações;
– Mal-estar geral;
– Náusea;
– Vômito;
– Diarreia;
– Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. A dengue é uma doença sistêmica com comprometimento vascular e cujo tratamento se inicia na suspeita, ou seja, não aguarde confirmação para iniciar a hidratação.