28/06/2019
Da lavoura para a mesa de mil viamonenses

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aqui de Viamão, é o terceiro do RS que mais recebe recursos. Grande parte deste valor, R$ 300 mil são investidos em alimentação saudável, direcionada para entidades e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮?

A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, compra dos produtores rurais locais o alimento que vai parar na mesa de 1.000 viamonenses. "A prioridade de aquisição destes alimentos é 100% voltada aos nossos produtores de Viamão”, destaca o secretário Marco Antônio Vieira.

Toda gama de hortifruti, arroz orgânico, biscoitos entre outros, ou seja, aquele alimento fresquinho e com procedência vai parar direto na mesa dos beneficiados pelo programa: 60 famílias atendidas pelo CRAS, além das entidades - Assistência Social Aliança, Assistência Social Santa Isabel, Abrigo João Paulo 2º, Paróquia Divina Providência, Beith Shalom e CEPA Bom Samaritano.

𝗢 𝗣𝗔𝗔 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮

É um programa de compras de alimentos do Governo Federal que incentiva a agricultura familiar, promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema e o acesso à alimentação adequada e saudável.

Marco Antônio Vieira explica que a secretaria realiza uma vistoria periódica na lavoura. "Não se compra de revendedores ou atravessadores. A pessoa para poder nos vender tem que ter talão de produtor, e ele mesmo tem que produzir", afirma.

A diretora-geral, Nayara Martelli, reforça que são em média 75 fornecedores na cidade. "Queremos ampliar as compras. Incluir no cardápio leite em pó, mel, pão colonial e ovos, o que vai enriquecer nutricionalmente as refeições".

O programa, ainda de acordo com a diretora-geral, atende em duas pontas, o pequeno agricultor e as famílias e entidades atendidas. "Nos traz a certeza de que estamos ajudando as pessoas verdadeiramente”, comemora Nayara Martelli.

© Copyright Instar - 2006-2020.