07 DEZ 2018
Dom Diogo concorre ao bi-campeonato nacional de Xadrez Escolar

Uma escola municipal da Região Metropolitana de Porto Alegre está se destacando nacionalmente no xadrez. Pelo segundo ano consecutivo, a EMEF Dom Diogo de Souza, localizada no Valença, em Viamão, participa da Copa Brasil de Xadrez Escolar. Em 2017, a escola foi campeã nacional e a expectativa é que neste ano a façanha se repita. O projeto iniciou em 2015, na aula de matemática, com 30 alunos. De lá para cá, o xadrez ganhou proporção e, hoje, está inserido no currículo escolar, abrangendo todos os 650 estudantes, desde a educação infantil.

O que isso mudou? De acordo com a diretora da EMEF Dom Diogo de Souza, Márcia Roldão, tudo. “A comunidade está integrada na escola, as crianças acreditam nos seus potenciais e têm perspectiva de buscar uma realidade melhor para si e sua família. O Ideb da escola cresceu. Passou de 3,8 em 2016, para 5,0 em 2017. Durante o ano, participamos de mais de 40 competições em diversos municípios, proporcionando troca de experiências e maior integração entre os alunos”, ressalta a diretora.

Agora serão 19 alunos, com idades entre 9 e 15 anos, que embarcam hoje para Brasília a fim de representar o município. Destes, oito foram campeões na edição de 2017, em Petrolina (PE). Neste ano, a Copa Brasil de Xadrez Escolar será realizada em Brasília (DF). A passagem área e a estadia estão sendo custeadas pela Secretaria Municipal de Educação. A alimentação e o deslocamento estão sendo garantidos através de rifas e de empresas apoiadoras. O xadrez está combatendo a evasão escolar, que até 2015 era de cerca de 50%. Hoje, não passa de 5%. “Oferecemos oficinas de xadrez no turno inverso ao escolar para dar uma ocupação e trazer o estudante para dentro da escola, evitando que ele fique ocioso e vulnerável pelas ruas. Até mesmo os ex-alunos têm espaço para trocar conhecimentos com os colegas. São 50 estudantes que participam ativamente de competições”, explica Márcia.

O professor de matemática, Bruno Régio, foi o precursor do xadrez na escola. Em 2015, ele percebeu que havia muitos tabuleiros inativos na escola e levou para a sala de aula a fim de treinar o raciocínio dos alunos para a sua disciplina. Os estudantes se interessaram tanto, que Bruno teve que estudar para correr à frente deles. Em 2016, com a chegada de Márcia na direção, Bruno ganhou uma aliada e os estudantes começaram a participar de campeonatos para conhecer estratégias e ganhar experiência.

Em 2017 o xadrez foi inserido desde a educação infantil e foi fundado o Dom Diogo Xadrez Clube (DDXC). A escola começou a ser reconhecida pelo desempenho nos torneios e foi campeã estadual e nacional de xadrez escolar. “São oportunidades que estão sendo abertas para estas crianças. Tem estudantes que sequer conheciam Porto Alegre, quanto mais viajar de avião para fora do Estado. Isso aumenta a estima deles, pois se destacaram e são reconhecidos no esporte nacionalmente”, finaliza a diretora.

O estudante do 9º ano, Mateus Martins, está com muita expectativa para o campeonato nacional. “Agora estou bem mais preparado do que no ano passado.” A aluna do 7º ano, Gabriela dos Santos, está muito ansiosa com a viagem a Brasília. “Fico pensando como são as jogadas deles... No ano passado estava muito nervosa, mas neste ano estou bem melhor preparada e tenho trabalhado o meu nervosismo.” Já, Gislaine Zancanaro (4º ano) estará participando pela primeira vez do campeonato nacional. Também será a primeira vez que ela viajará de avião. “Estou me preparando e com muita expectativa para garantir uma boa classificação para Viamão.”