27/08/2018
Juntas, as mulheres podem mais

Você sabia que em Viamão existe o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRM)? O CRM é um lugar de apoio, orientação e encaminhamento para a construção de uma nova perspectiva de vida, com autonomia, para a mulher que sofre violência. Mudar uma realidade não é fácil. Em primeiro lugar, ela tem que querer acabar com o ciclo de violência e se ver protagonista da sua própria história. O CRM está localizado na rua Mario Antunes da Veiga, 135, Centro. Atende, diariamente, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3446.6301.

Muitas vezes o que falta na vida de uma mulher é ter um trabalho para o próprio sustento e de seus filhos. Assim, ela pode acabar com o vínculo da violência, sofrida por anos, calada. Não só a violência física, mas a psicológica também, aquela que coloca a mulher para baixo, com palavras de desmerecimento. “A mulher tem que cuidar da casa, dos filhos e servir ao marido. Foi assim que muitas foram ensinadas e repetem os passos da sua mãe, sem vez ou voz, sem perspectiva de mudança”, conta a assistente social do CRM, Adriana Jacques. “São palavras, afirmações, que ouço toda vez que uma mulher nos procura, cansada de sofrer violência.”

Mulher em Construção

Pois foi através do trabalho do CRM que a ONG Mulher em Construção, em parceria com as Lojas taQi, ofereceu um curso na área de construção civil para 22 mulheres em situação de risco social e econômico. O curso teve a aula teórica, realizada nas Lojas taQi do Centro, na sexta-feira (24), e aula prática de pintura, realizada na sede do CRM, no sábado (25). Ali, as mulheres puderam pintar as paredes internas e externas da casa, com todo material de EPI e de trabalho doado pelas Lojas taQi.

De acordo com a presidente da ONG, Bia Kern, o objetivo principal é promover a autonomia, a cidadania e o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica. “Para isso, desenvolvemos cursos de formação na área da construção civil para inserirmos as mulheres no mercado de trabalho predominantemente masculino, contribuindo, assim, para a redução da desigualdade e da discriminação de gênero no trabalho”, destaca Bia. Nas Lojas taQi as participantes receberam dicas sobre soluções rápidas, eficientes e baratas para resolver problemas com canos furados, entupimento do ralo, azulejo quebrado, buraco na parede, assentamento de cerâmica, colocação de rejunte e argamassa.

A coordenadora do Centro de Referência, Karen Preuss, agradeceu a todas que participaram do projeto. “Obrigada por toda energia positiva, felicidade e amor que expressaram nas paredes do CRM. Ressalto que nossa equipe faz atendimentos com o amor e o respeito necessários, pois, muitas vezes, além da violência física existem sentimentos ruins e pensamentos negativos, mas, nem por isso, deixamos de acreditar numa vida melhor para essas mulheres. Muito obrigada por nos escolherem para esse grande dia e por proporcionarem às nossas mulheres um novo significado em suas vidas”, finaliza.

A ideia é que as 22 mulheres que participaram da oficina se unam para ganhar força e ingressar no mundo da construção no município.