04 ABR 2018
Planejamento Familiar: informar é preciso

O Município de Viamão está preocupado em atender com atenção a população e, em especial, o tema Planejamento Familiar. Para isso, os representantes da Assistência Social, Educação e Saúde estão realizando reuniões para organização dos trabalhos que serão realizados no decorrer de 2018.

Como estamos no segundo trimestre de 2018, os diálogos já começaram. No dia 19 de março, foi realizado o primeiro encontro na UBS São Lucas, onde participaram os profissionais do CRAS Centro, Martinica, Monte Alegre e São Lucas. No final do mês, dia 26, foi a vez da região do CRAS Zona Rural, referente às regiões de Águas Claras e Itapuã.

As escolas não ficarão de fora, já que também são portas de entrada para atenção básica ao cidadão. E dos dias 23 a 27 de abril, vão ocorrer ações sobre Planejamento Familiar nas escolas da rede municipal de educação.

Referente às capacitações, no dia 3 de maio, ocorrem as reuniões das escolas e UBSs, nos CRAS de cada região. Nessas oportunidades, serão ministradas palestras de formação e capacitação em Planejamento Familiar, sob o acompanhamento da Enfª. Lorraine Farias, Coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, e da professora Carina Appel, Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

Essa gama de reuniões tem o objetivo principal de organizar um grande evento sobre o Planejamento Familiar. A idéia é contar com a mobilização das diversas instituições sociais para formar parcerias com centros comunitários, clubes de mães, CTGs, igrejas, entre outros. Afinal, o alvo é alcançar uma grande participação da comunidade viamonense.

Depois de realizados os encontros, todo material produzido nos eventos (fotos, vídeos, dados estatísticos e técnicos) serão apresentados no II Seminário de Planejamento Familiar de Viamão, que acontecerá no Centro de Formação Profissionalizante Walter Graf, no dia 30 de outubro. Participe!