05 ABR 2018
Mário Pirata leva poesia e bom humor para dentro das escolas

Muito divertido e brincalhão, o poeta Mário Pirata brincou com as palavras e com a poesia na manhã desta quinta-feira, dia 5 de abril, na EMEF Anita Garibaldi. O projeto Escritor na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para estimular a leitura e a compreensão, iniciou hoje e será levado a todas as 62 escolas da rede, com a participação de 12 autores.

Para seduzir alunos e professores, Pirata usou versos, trava-línguas e poesias do amor. Instrumentos de percussão também foram aliados de sua apresentação. “Não existe possibilidade de conhecimento sem encantamento”, expressa. O poeta ficou muito feliz em ver que os estudantes haviam lido seus livros e mais ainda quando viu o varal poético criado por cada turma. Conversou com os alunos e professores e ficou emocionado ao receber cartões de próprio punho.

Tiago, estudante do 6º ano, fala que quer ser poeta quando for adulto. O garoto foi voluntário, juntamente com Letícia (5º ano), em uma brincadeira de declamação de poemas. Tiago mandou bem e ganhou a confiança dos colegas, sendo muito aplaudido por isso.

As obras de Mário Pirata falam de bichos, amizades e amor. A escola escolheu quatro títulos para trabalhar: “Os dois amigos”, “Bicho-poesia”, “Um, dois, bolinho de arroz” e “A volta do bicho-poesia”. De acordo com a diretora, Maria da Glória Lima, a releitura das obras pelos alunos já é uma preparação para a Feira Literária, que acontecerá em setembro, em todas as escolas municipais. A obra “Os dois amigos” se diferencia por poder ser lida em braile.

Além da EMEF Anita Garibaldi, Mário Pirata levará sua poesia para as escolas Santa Isabel, Alberto Pasqualini, Santa Cecília (educação infantil), Santa Cecília (fundamental) e Evaldo Maia. As assessoras pedagógicas Carla Sant'anna e Vanessa Suminski acompanharam a apresentação.