A partir de um convite do prefeito de Viamão, André Pacheco, o secretário de Educação do Estado, Ronald Krummenauer, esteve visitando a EMEF Zeferino Lopes de Castro na manhã da última sexta-feira, dia 23 de junho, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos, que vai além do currículo escolar. Com a parceria da Fundação Telefônica Vivo, todos os alunos e professores receberam equipamentos tecnológicos para pesquisa (tablets ou cromebooks), a escola recebeu conexão à rede de internet por fibra ótica, e outros equipamentos que auxiliam os alunos no desenvolvimento da pesquisa e na apresentação das experiências.
O prefeito, o secretário de Educação, Carlos Bennech, o secretários de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco, e a diretora da Zeferino Lopes de Castro, Rosa Maria Stalivieri, recepcionaram o secretário de Estado e mostraram o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. O presidente do Instituto Tear de Inovação, Juliano Bittencourt, entidade contratada pela Fundação Telefônica Vivo para dar assessoria à escola e à Secretaria Municipal de Educação, também estava presente.
Rosa Maria Stalivieri, diretora da Zeferino Lopes de Castro, explica que os estudantes estão engajados nas pesquisas para a próxima mostra, que abordará temas do programa “Galera Curtição”, como violência, preconceito, infecções sexualmente transmissíveis, uso de drogas, gênero e diversidade sexual e gravidez na adolescência. “Alguns professores e alunos participaram da formação e agora são multiplicadores das informações. Já foram apresentados e explicados os temas aos alunos e agora os grupos estão se reunindo por afinidade de temas para fazerem a pergunta que norteará o desenvolvimento do trabalho.”
Depois o secretário Estadual de Educação visitou as salas e interagiu com os estudantes e professores. Os alunos que fizeram o projeto Tanque de Guerra, Luis Miguel, 12 anos (6º ano), Gabriel Barcellos, 11 anos (6º ano), e Renam Gomes, 15 anos (9º ano), explicaram como construíram o simulador de pilotagem de um tanque e convidaram-no para pilotar. O professor Max Ribeiro apresentou os protótipos que estão sendo construídos para competições robóticas, bem como os experimentos construídos em outras mostras a partir de engrenagens ou placas de arduinos.
Ao final da visita, Krummenauer parabenizou o prefeito pela iniciativa e ficou interessado em levar a ideia para a rede estadual para ser difundida em outros municípios. Pacheco destaca que o objetivo principal é preparar os estudantes para resolver os problemas do seu entorno. “Numa educação tradicional, apresentamos as fórmulas para que os alunos tenham base teórica. Aqui, inspiramos os alunos a encontrarem soluções para os problemas que estão próximos a eles. Eles têm uma horta e construíram uma cisterna para armazenar a água da chuva. Agora vão programar um sistema para que a horta seja irrigada num horário do dia”, finaliza o prefeito.
Saiba mais:
– A Escola possui 157 alunos e sofreu uma grande transformação depois de receber um laboratório do programa Escolas Rurais Conectadas, que visa qualificar a aprendizagem dos estudantes e ampliar suas perspectivas de futuro, ao favorecer o desenvolvimento de competências do século 21 com foco em comunicação, colaboração, pensamento crítico e criativo, resolução de problemas, fluência digital, autonomia e pensamento lógico-matemático.
– Trabalha com projetos de aprendizagem, sem a tradicional divisão em anos escolares. O aluno formula perguntas, busca respostas e elabora teorias explicativas para temas que o mobilizam, sempre apoiado pelo professor, que alia à função de especialista os papéis de orientador e ativador da aprendizagem. Semanalmente, há apresentação de resultados parciais dos projetos para toda a escola, visando à troca de ideias. Cada rodada completa de projetos tem a duração de 45 dias.
A partir de um convite do prefeito de Viamão, André Pacheco, o secretário de Educação do Estado, Ronald Krummenauer, esteve visitando a EMEF Zeferino Lopes de Castro na manhã da última sexta-feira, dia 23 de junho, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos, que vai além do currículo escolar.