A história e a cultura de Viamão, a Velha Capital – Trincheira Farroupilha, estão sendo redescobertas pelos gaúchos. Uma prova disso é a premiação recebida pela 18ª Feira Literária de Viamão, a Flivi, na noite desta terça-feira, dia 26, no Salão Nobre do Palácio do Comércio, em Porto Alegre. A Flivi foi uma das vencedoras na categoria Expressão Cultural do 30º Prêmio de Líderes & Vencedores 2024, promovido pela Federasul e Assembleia Legislativa. Este prêmio, concedido por votação de uma comissão especializada, valoriza projetos, empresas e líderes empreendedores que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado.
“Aqueles que não são historiadores, que não conhecem a nossa história gaúcha, podem até estar surpreendidos que Viamão está sendo agraciada com um prêmio de Expressão Cultural. Eu recebo, com muita honra, este prêmio para nossa cidade grandiosa, de quase 300 anos, que representa os ideais Farroupilhas. Nós trabalhamos com mais de 30 mil alunos e mostramos a nossa cultura gaúcha. A 18ª Feira Literária foi produzida, conjuntamente, pelos colaboradores da Prefeitura e com grandes agitadores culturais deste Estado. Tivemos a honra de ter um Patrono historiador, escritor Alcy Cheuiche, um dos homens que mais conhece a história deste Rio Grande, que escreveu e lançou na Flivi, a sua melhor obra: 'Viamão a Trincheira Farroupilha'. É Viamão que cresce para ser a cidade da oportunidade e de melhor qualidade de vida. Obrigada aos jurados, à Federasul e à Assembleia Legislativa", disse o prefeito Nilton Magalhães ao receber a premiação das mãos de Rafael Goelzer, viamonense vice-presidente da Federasul.
“A Feira Literária de 2024 transformou Viamão na capital cultural do Estado, durante 11 dias. Desde o Concerto da OSPA na nossa histórica Matriz, passando pelo lançamento do livro “Lutz”, que faz uma grande reflexão sobre a tragédia climática, a partir de uma coletânea de pensamentos do pioneiro do ambientalismo no Brasil, com fotos fantásticas de Itapuã, pela edição atualizada do “O Editor Sem Rosto”, com a história de Luigi Rossetti, trazendo nomes identificados com a nossa história gaúcha, como Daniel Scola e Neto Fagundes, unindo literatura infantil, músicos e autores locais, hip-hop, samba, tango, música clássica, teatro e música. Uma mistura cultural que traduz essa Viamão que acolhe a todos”, resumiu o coordenador da Feira, diretor de Comunicação da Prefeitura, Vinicius Santos.
Também estiveram presentes na cerimônia o deputado estadual e ex-prefeito de Viamão, Professor Bonatto, o secretário municipal de Educação, Elton Ferreira, e o Patrono da 18ª Feira Literária de Viamão, Alcy Cheuiche, além de autoridades estaduais, imprensa e convidados. A 18ª Feira Literária do Município de Viamão contou com o financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e teve os patrocínios de CEEE Equatorial, Cestto Atacadista e Coopernorte. A produção foi assinada pelo Engenho da Arte e a realização foi da Prefeitura Municipal de Viamão.