Mais uma boa notícia para nossos estudantes e professores da rede municipal de ensino. Viamão teve um avanço de 11,89% no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). Saltou de 49,41% em 2022, para 61,30% em 2023, ganhando 96 posições.
O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com a Secretaria da Educação (Seduc). Mede de 0 a 100 e é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).
O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA SME DERAM RESULTADO
A Secretaria Municipal da Educação (SME) implementou práticas pedagógicas em 2023 para que os indicadores fossem aumentados. Dentre elas, estão:
– Distribuição de materiais didáticos para apoiar o trabalho dos professores. Em 2023, os alunos de 5º ao 9º ano receberam materiais que possuem uma base coerente para o processo de aprendizagem progressiva e conta com materiais ricos e alinhados à BNCC;
– Formação de equipes gestoras ao longo do ano, com momentos de encontros para que estes tivessem o entendimento adequado da importância das avaliações externas, incentivando a criação de estratégias para garantir a presença e empenho dos estudantes no momento das avaliações. Desenvolvimento de um projeto focado na recuperação de aprendizagens e no apoio pedagógico complementar para estudantes com defasagem de aprendizado;
– Implementação de projetos institucionais dedicados ao reconhecimento de boas práticas de ensino-aprendizagem, como o prêmio Professor Inovador.
PROVA SAERS 2024
Nesta semana, a Seduc começa a aplicação do Saers 2024 em todos os 497 municípios do Estado. A previsão é de que as provas sejam aplicadas a cerca de 409 mil estudantes, com foco na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Embora essas sejam as disciplinas principais, o exame busca avaliar capacidades mais amplas, como a habilidade de leitura e o raciocínio lógico-matemático, de modo a verificar se os estudantes estão desenvolvendo as competências esperadas para a idade escolar.