30 JAN 2024
VIAMÃO EM ALERTA! CONFIRMADO O PRIMEIRO CASO DE DENGUE EM 2024
Os casos de dengue estão surgindo em grande número em todo o país e, nesta segunda-feira, dia 29 de janeiro, foi identificado o primeiro caso de dengue em 2024, em Viamão. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, até o dia 30/01, terça-feira, Viamão tem 78 casos notificados, sendo que 29 estão em investigação.

“As equipes de Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde estão atuando fortemente nas regiões de alto risco, mas o cenário é de preocupação em toda a cidade. As pancadas de chuva estão acontecendo diariamente e, após elas, temos muitos pontos de água acumulada nas residências. Precisamos da consciência de todos para não deixarmos a dengue chegar com força em Viamão”, diz a secretária de Saúde, Michele Galvão.

As chuvas e o calor são ambientes propícios para criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. O enfrentamento precisa ser realizado de forma conjunta e a população faz parte desse processo, eliminando pontos de acúmulos de água no pátio e revisando, interna e externamente, as áreas da residência.

Outras medidas de proteção também são bem-vindas, como uso de repelente, uso de telas nas janelas, mas aquela mais efetiva para o combate à dengue é não deixar o mosquito se multiplicar eliminando os focos de água parada.

Fica a recomendação à população para procurar por um serviço de saúde se tiver febre alta (39°C a 40°C) com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira.

Todas as pessoas estão expostas à dengue. Proteja-se e proteja a sua família!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024