31 AGO 2023
EDUCAÇÃO
SHOW, BAILES E OFICINAS CULTURAIS COM ENTRADA GRATUITA NOS FESTEJOS FARROUPILHAS DE VIAMÃO
Setembro está chegando e, com ele, os Festejos Farroupilhas, a data magna de todo gaúcho. Neste ano, o tema é o “Centenário da Revolução de 1923”,  a guerra que deu origem à simbologia dos lenços que fazem parte da indumentária do gaúcho, opondo maragatos (lenço vermelho) a chimangos (lenço branco) pela presidência do Estado.

Os Festejos Farroupilhas de Viamão iniciam dia 7 de setembro e serão uma realização da União Tradicionalista Viamonense (UTV) e Prefeitura Municipal de Viamão (PMV), com o apoio da Coopernorte, Câmara Municipal de Vereadores e Núcleo de Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos. Vai ter cavalgada, bailes, shows, acampamento Farroupilha, programação cultural, rodeio e o tradicional desfile.

Confira a programação e participe:
- Dia 7 (quinta-feira)
09h30 – Partida da Cavalgada Viamonense, Cruz das Almas, ERS-040.

- Dia 9 (sábado)
19h30 – Chegada da Cavalgada Viamonense, CTG Armada Grande, Passo do Vigário.
21h30 – Baile Oficial de Abertura da Semana Farroupilha, com Grupo Cincerro e Grupo Os Chacreiros, no CTG Armada Grande, Passo do Vigário

- Dia 13 (quarta-feira)
15h30 - Solenidade de Unificação da Chama Crioula e da Chama Itinerante Beno Brum de Viamão, Cruz das Almas, em frente ao Condomínio Buena Vista.
16h30 - Os cavalarianos seguirão até a Igreja Matriz, onde receberão a benção do Padre.
17h30 - Após a bênção, os cavalarianos seguirão até as Trincheiras de Viamão, na Lomba Tarumã, para a junção das chamas.
19h - Na sequência, os cavalarianos se deslocarão rumo ao Acampamento Farroupilha, no Parque de Exposições do Sindicato Rural, na ERS 040, parada 69.

- Dia 14 (quinta-feira), Aniversário de 282 anos de Viamão
9h - Início da Ronda da Chama Crioula no Parque.
14h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Tronqueira Quebrada.
16h – Projeto Cultural. Responsável: CTG Recanto Nativo
18h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Poncho Crioulo.
19h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Amigos da Tradição Gaúcha.
20h – Encontro de gaiteiros com convidados.
22h – Baile com o Grupo Eco do Minuano e Bonitinho.

- Dia 15 (sexta-feira)
9h - Ronda da Chama Crioula.
10h – Visita da APAE ao acampamento.
- Projeto Cultural. Responsáveis: Piquete Marca de Casco e Touro Passo com carreteiro ao meio dia.
- Projetos Cultural. Responsáveis: Piquete João de Barro e Lida Campeira com atividades sobre cavalos com os visitantes.
16h – Apresentação de Bandas das Escolas Municipais de Viamão:  Farroupilha, Vinte de Setembro, Frei Pacífico.
18h – Show de dança Açoriana, Grupo Ilhas de Encanto.
20h – Encontro de Trovadores com convidados.
22h – Baile com Tiago Porto e banda.

- Dia 16 (sábado)
8h – Rodeio Farroupilha – Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos
9h – Laço Individual
10h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Luz e Harmonia.
11h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Parceiros da Querência.
12h – “Costelaço” (costelão 12h) com a participação de todas entidades.
13h – Crioulaço, Laço Criador, Laço Equipe,
Taça Farroupilha de Laço
14h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Garrão de Potro.
15h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Cria Nova.
16h – Projeto Cultural. Responsável: Piquete Tchê Mais Campeiro.
17h – Encontro de Invernadas: integração com convidados.
22h – Baile com Grupo Marca de Campo.

- Dia 17 (domingo)
8h – Final Laço Equipe
9h - Ronda da Chama Crioula.
9h - Projeto Cultural. Responsável: CTG Pealo da Estância.
10h - Projeto Cultural. Responsável: CTG Setembrina dos Farrapos.
10h – Laço Prenda
10:30 – Encontro de Declamadores
11h - Projeto Cultural. Responsável: CTG Armada Grande.
13h – Laço Dupla
Final Taça Farroupilha de Laço
15h – Show com Cesar Oliveira e Rogério Melo.
 17h - Apresentação do Conjunto Folclórico Hijos del Sol, do Chile. Um espetáculo cultural, com músicas e danças latino-américas.
 18h - Domingueira com o grupo Conexão Vanera

- Dia 18 (segunda-feira)
09h - Ronda da Chama Crioula.
09h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete DTG Luz e Tradição, Piquete Sonho de Guri, Piquete os Renegados, Piquete Velha Capital. Para alunos visitantes das Escolas Municipais.
14h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Tradição e Glória, Piquete Vertente da Várzea. Para alunos visitantes das Escolas Municipais.
20h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Fundo da Grota. Para todos visitantes do parque.

- Dia 19 (terça-feira)
9h - Ronda da Chama Crioula.
09 às 11h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Os Campeiros, Piquete 100%Camperismo. Para alunos visitantes das Escolas Municipais.
14 às 16h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Aliança Gaúcha, Piquete Boia Campeira. Para alunos visitantes das Escolas Municipais.
19:30h às 20:30h - Projeto Cultural. Responsável: Piquete Alma Campeira, Piquete Chama Crioula. Para alunos do EJA, visitantes das Escolas Municipais.

- Dia 20 (quarta-feira)
9h - Integração de Invernadas na Avenida Coronel Marcos de Andrade, no Centro.
10h - Abertura e Início do Desfile.
- Após o encerramento do desfile, ocorrerá uma grande Festa de Integração, no Acampamento do Parque de Eventos do Sindicato Rural.
17h - Encerramento dos Festejos Farroupilha

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024