10 MAR 2023
AÇÃO DESVENDANDO O MUNDO DO TRABALHO
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) promoveu uma ação mobilizadora nesta quinta-feira (09/03), com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Coordenadoria da Juventude, do Centro da Juventude/CUFA, da CEEE Equatorial, do Novo Lar, do CIEE e do SENAC.

Participaram estudantes da Escola Estadual Governador Walter Jobim, integrantes da Assistência Social Santa Isabel, PASC e CRAS Monte Alegre. Estudantes e comunidade puderam receber dicas importantes a respeito de onde e como fazer a sua documentação civil, como Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Alistamento Militar.

A Coordenadoria da Juventude passou informações sobre cursos e oficinas destinados à qualificação profissional, bem como o ID Jovem, com o qual os jovens podem ter acesso a eventos culturais pagando meia-entrada ou viagens rodoviárias. Pablo Citó, 24 anos, conta que fez seu ID Jovem e já usufruiu dos benefícios. “Já usei para garantir meia-entrada em cinema e shows.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Maurício Carraveta, apresentou a Sala do Empreendedor e os benefícios que o empresário individual tem em formalizar o seu negócio. O Acessuas ensinou como montar um currículo e como se comportar em uma entrevista.

Ao final, houve uma rodada de negócios e os estudantes e interessados em um programa específico, puderam sanar as suas dúvidas. De acordo com a coordenadora do CRAS Monte Alegre, Julia Sanches, a ideia é levar a ação para as outras regiões.