28 NOV 2013
SMCAS inaugura espaço para o Acessuas e identidade visual

Na quarta-feira, 27 de novembro, ocorreu a cerimônia de inauguração das novas instalações da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, do espaço para o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do espaço para a Gestão do Fundo e da Identificação visual de toda a Secretaria. A SMCAS mudou-se no início deste ano, mas agora o local ganhou identificação visual, desde a fachada até os setores.

Estavam presentes na cerimônia o prefeito Valdir Bonatto; a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro; a diretora-geral da SMCAS, Célia Boeira; a secretária de Saúde, Sandra Sperotto; o secretário de Agricultura e Abastecimento; Carlos Remi Pacheco e toda a equipe diretiva da SMCAS.

No andar inferior do prédio está localizada a recepção para atendimento ao público dos Setores de Cadastro Único e do Acessuas.

O Cadastro Único é utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, por exemplo, o Bolsa Família. Lembrando que no setor de Cadastro Único localizado no prédio da SMCAS atende apenas usuários que buscam atualizar os seus dados, novas inscrições podem ser feitas diretamente nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Confira os endereços e telefones dos CRAS no quadro abaixo.

No andar térreo está localizado também o Acessuas, que é o Programa de Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social – é responsável por oferecer cursos de qualificação e capacitação profissional, promovendo o acesso ao mercado de trabalho. Conforme dados da Secretaria, neste ano foram pactuadas com o Senac, Senai e Senat 1.225 vagas em cursos profissionalizantes.

Outra ação por parte da secretária de Assistência Social, foi a implantação do setor de Gestão do Fundo. Os profissionais deste setor terão a responsabilidade de gerenciar e fiscalizar os recursos utilizados pela Assistência e também indicar as dotações orçamentárias.

No segundo andar, está situado o gabinete da secretária, Belamar Pinheiro, o setor administrativo juntamente com a Gestão do Fundo e os Departamentos de Assistência Social (DAS) e de Cidadania e Direitos Humanos (DCDH).

Na cerimônia, todos que usaram a palavra foram unânimes em elogiar a nova estrutura, destacando que o conceito de atendimento da Secretaria já era diferenciado, porém, agora irá oferecer mais conforto e comodidade aos usuários. Para a secretária Belamar o novo prédio proporcionará um espaço melhor aos servidores e também para os usuários que utilizam os programas sociais.

Já o Prefeito falou aos servidores que “cada um deve ter a clareza e o objetivo comum de servir às pessoas. O nosso compromisso é ajudar os usuários dos programas sociais a se libertarem, resgatando a cidadania e a autoestima desses cidadãos”.

Saiba mais sobre a Secretaria de Cidadania e Assistência Social:

A SMCAS é responsável por garantir os direitos e o acesso a bens e serviços a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, por meio da formulação, coordenação e avaliação da política de Assistência e Desenvolvimento Social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda.

Hoje na SMCAS trabalham 163 funcionários, que atuam nos departamentos de Assistência Social, Departamento de Direitos Humanos, no setor Administrativo, na Gestão do Fundo, na Média e na Alta Complexidade, na Proteção Social Básica, no Cadastro Único e no Acessuas.

O prédio da SMCAS está localizado na rua Dois de Novembro, 49, Centro. Telefone: 3446.3731 e 3485.6446. O atendimento ao público é feito de segunda a quinta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, nas sextas-feiras, o expediente é interno.

Confira o endereço dos CRAS do município:

CRAS Centro Tarumã: Rua Jorge Kalil Flores, nº 231 – Centro - Fone: 3492- 3315

CRAS São Lucas: Av. Senador Salgado Filho, 4661 – São Lucas - Fone: 3492- 2607

CRAS São Tomé Martinica: Rua Canguçu, nº 75 – Planalto - Fone: 3444- 1263

CRAS Monte Alegre: Rua Amazonas, nº 740 – Monte Alegre - Fone: 3493- 7602

CRAS Rural: Rua Gaspar Silveira Martins, 166 – Itapuã

OBS.: Para saber a região de abrangência de cada CRAS, o usuário deve ligar para o número 3446-3731, ou procurar pessoalmente a SMCAS.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024