25 AGO 2022
MUDAMUNDO FAZ TRÊS APRESENTAÇÕES EM VIAMÃO
João, um menino muito esperto, quer mudar o mundo. Ele acha que tem muita coisa que não está certo e, diferentemente das pessoas que só falam, ele arregaça as mangas e faz. Esta foi uma das histórias encenadas pelo projeto MudaMundo, que fez três apresentações no município de Viamão nesta quarta e quinta-feira (dias 24 e 25 de agosto), para os estudantes das escolas municipais Residencial Figueira, Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima e Apolinário Alves dos Santos.

Ao todo, mais de 700 estudantes puderam assistir ao espetáculo. A estudante do 5º ano, da escola Nossa Senhora da Conceição, Júlia Eduarda Barbosa, 10 anos, entendeu que para fazer a diferença no mundo, precisa começar por casa. “Eu posso separar o lixo seco do lixo orgânico. Quando formos descartar vidro, eu posso enrolar e escrever que é vidro para quem for recolher o lixo não se ferir.”

Gabriel Souza, 9 anos, aluno do 4º ano da escola Nossa Senhora da Conceição, fala que todo mundo pode cuidar para não jogar o lixo pelo chão. “Se todo mundo colocar o lixo nas lixeiras, teremos ruas mais bonitas. Em casa, eu posso contribuir com o meio ambiente ajudando minha família a separar o lixo seco.”

Além da peça teatral, o projeto MudaMundo doou 500 livros do escritor infantil Caio Riter, patrocinados pela empresa Sulgás. De acordo com a idealizadora do projeto, Cristiane Ostermann, o MudaMundo foi criado em 2006 e, até o momento, já foi apresentado em 12 Estados. “Nosso objetivo é auxiliar os professores no resgate de valores”, completa.

A diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Katilene Medeiros, adianta que em outubro, no mês das crianças, o projeto MudaMundo estará realizando oficinas sensibilizadoras com os educadores do Fundamental I.  “Acreditamos no potencial transformador dos educadores e a diferença que pode ser feita a partir da sala de aula. Estamos plantando essa sementinha. É a partir dos pequenos gestos e ações que podemos mudar aquilo que não gostamos.”