23 AGO 2022
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO PROMOVE DESAFIOS PARA ESTIMULAR A EMPATIA NA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (de 22 a 26 de agosto), a Secretaria Municipal de Educação está propondo desafios para a Educação Infantil. São atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades emocionais, como a empatia, autoconfiança, coragem, trabalho em equipe, persistência, paciência, comunicação, abertura ao novo, responsabilidade.

De acordo com as assessoras pedagógicas da Educação Infantil, a aprendizagem de habilidades emocionais é muito importante para a formação da personalidade e do caráter. “Essas habilidades são essenciais para se viver positivamente em sociedade. Ter empatia significa reconhecer que existem diferentes pontos de vista e divergentes realidades da sua. Então, os desafios propostos têm como objetivo experimentar como é viver com uma limitação? Quais os outros sentidos eles precisam evidenciar para cumprir o desafio?”

Na EMEI Valneri Antunes, no Parque Índio Jari, a professora Aline Hilário trabalhou com os estudantes do Jardim IB o vôlei sentado. Pérola, 4 anos, e Helena, 4 anos, explicaram o porquê da prática esportiva ser sentada. “É porque, se tem alguma criança com dodói no pé ou nas pernas, podem brincar junto!”

Na EMEF Augusto Fraga, no Morro Grande, zona rural da cidade, as professoras do Jardim I, Patrícia da Rosa, e do Jardim II, Luana Nascimento, trabalharam, além do vôlei sentado, a sensorialidade, procurando objetos iguais em caixas com areia, com os olhos vendados, estimulando o tato. “É pra saber como as crianças que não podem ver, brincam”, conta Lucas, 5 anos. “Vôlei sentado é para todo mundo brincar, não só as crianças que conseguem”, explica Miguel, 6 anos.

Como dizia o poeta Mário Quintana, “criança não brinca de brincar... criança brinca de verdade!”

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024