30 OUT 2013
Quilombo Gomes e Silva recebe computadores

Depois do Quilombo Peixoto dos Botinhas, agora foi a vez do Quilombo Gomes e Silva receber seus computadores. A doação foi feita pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Viamão), e a entrega ocorreu na unidade, situada junto ao Instituto Marista Graças. A Associação Remanescentes de Quilombolas Cantão das Lombas recebeu cinco computadores. Estavam presentes na entrega, o coordenador administrativo do CRC, José Jaimes Trindade; a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Belamar Pinheiro; o Diretor de Cidadania e Direitos Humanos, da SMCAS, Fernando Vicente e o presidente da Associação de Quilombolas, Edson Abreu Silva.

A ação faz parte do Projeto Inclusão Digital, dirigido às Comunidades Tradicionais Quilombolas de Viamão, e, tem como objetivos: propiciar formação e qualificação profissional, viabilizar a formação de multiplicadores em conhecimento na área de informática, e também, implantar um centro de inclusão digital dentro dos quilombos. O Projeto é uma parceria entre o DCDH, da SMCAS; o Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI), da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), da Rede Marista.

Conforme o Diretor de Direitos Humanos, da (SMCAS),  Fernando Vicente, o departamento vem articulando, via município, a doação de cadeiras, mesas e estabilizadores, para a instalação dos Centros de Inclusão Digital dentro das duas Comunidades Quilombolas. O departamento está negociando também, via governo do estado – através da Companhia  de Processamento de Dados do RS (Procergs), a instalação de internet via rádio. “Mesmo que a instalação da Internet demore um pouco, queremos que os centros de inclusão digital sejam instalados o mais breve possível. O local poderá ser utilizado para qualificar a comunidade com cursos de informática”, explicou Fernando.