01 JUL 2022
GESTÃO
Centro da Juventude do Estado é inaugurado em Viamão
O ano era 2015, dia 9 de julho. O ex-prefeito, Valdir Bonatto, recebeu o então secretário estadual Cesar Facioli, no Gabinete, trazendo um projeto para Viamão: o Centro de Juventude. O termo de cooperação foi assinado por Bonatto e os técnicos do BID vieram a Viamão, em agosto do mesmo ano, vistoriar o prédio do Ana Jobim. Agora em 2022, o Centro da Juventude virou realidade.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) inaugurou na última quinta-feira, dia 30/06, o Centro da Juventude (CJ) em Viamão. Com um espaço de 1.840,86 m², a obra foi realizada por meio de um empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em um investimento de 3,2 milhões de reais. A proposta inicial é de ampliar a oferta de serviços socioeducacionais, a formação profissional, os esportes e a promoção de valores para os jovens viamonenses.

O prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, acompanhou a inauguração e avaliou a realidade da construção de mais uma etapa do complexo Ana Jobim como algo positivo para a comunidade de Viamão e como exemplo para os municípios próximos: “começamos a perceber pela localidade, pela necessidade da nossa população que aqui mereceria um complexo muito maior. Sonhamos aqui o que chamamos, hoje, de Complexo de Cuidado com as Pessoas, o nosso complexo Ana Jobim. Conseguimos, aos poucos, com uma grande relação com o governo do Estado, trazer o 18º Batalhão de Polícia Militar com estruturas mais modernas. Queremos trazer a nossa Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Central de Vagas, entre outros serviços para a população. Uma integração entre Estado, município e União, em um grande complexo”, falou o prefeito.

Atualmente, o CJ conta com a parceria do Instituto 10, que é vinculado à Central Única das Favelas (Cufa), atendendo cerca de 600 jovens por ano. Para a formação do jovem e adolescente, a importância de espaços como este reflete em geração de consumo, informação e capacitação para o mercado de trabalho, movimento este que fomenta a economia local do município e a geração de emprego e renda aos jovens.

O Centro de Juventude fica localizado na parada 36, dentro da Escola Ana Jobim, atrás da UPA 24h. Para mais informações sobre os atendimentos que serão feitos, entre em contato com o CRAS da sua região e informe-se sobre os critérios de seleção para as atividades e oficinas oferecidas.