04/10/2019
Encontro com a Família na Sargento Raymundo Soares

Na quarta-feira, dia 25, cerca de 70 famílias participaram do Encontro com a Família na escola Sargento Raymundo Soares, na Augusta. O encontro faz parte do projeto Escola da Inteligência (EI) e acontece uma vez ao mês. Os estudantes trabalham com os temas no dia a dia e receberam um livro para ser trabalhado em casa, com a família.

A facilitadora foi a psicóloga Samara Morais, que acompanha o projeto em Viamão. Ela propôs uma dinâmica em que os pais tinham que abraçar os filhos e dizer "eu te amo". Para alguns é fácil, mas, para outros, isso é difícil, devido toda uma cultura de gerações. “A ideia é bem isso, parar e refletir porque não conseguimos expressar os sentimentos.”

Samara passou sete passos que a família pratique no dia a dia. Um deles, por exemplo, ao invés de comprar algo caro de presente para a criança, só por achar que isso vai estar fazendo bem para ela, ser presente, conversar, perguntar como foi o dia. Fazer um carinho, um acolhimento. “A criança leva as atitudes dos pais como exemplo pra vida. Se os pais gritam, a criança vai gritar. Se os pais são violentos, a criança vai ser violenta. Se os pais demonstram amor, a criança demonstra amor. Elas aprendem repetindo atitudes.”