04 JUN 2019
Começa a Semana do Meio Ambiente

Hoje, dia 4, iniciou as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente. Com o tema “Poluição atmosférica, um vilão invisível”, as atividades estão sendo realizadas no Calçadão Tapir Rocha, no auditório do Centro de Formação Walter Graf, no Clube dos Casados, na Sala de Cinema do Sesc e no restaurante Natureza Pura, no Centro. São exposições, mostras, doações de mudas, brechó, palestras, jogo ambiental, teatro, dinâmicas, dança, vivências e apresentações culturais.

Confira a programação de hoje à tarde e amanhã pela manhã:

Dia 4 de junho (terça-feira)

– 14h – Tela Verde: “Horton e o mundo dos quem” – Sesc;

– 14h – Dinâmica de Living Design “Como nascem as coisas e para onde elas vão” – Calçadão Tapir Rocha;

– 14h – Palestra “Banhado dos Pachecos – um refúgio de fauna e flora no município de Viamão” – Auditório Walter Graf;

– 15h – Tela Verde: “O Lorax em busca da trúfula perdida” – Sesc;

– 15h – Aula aberta de Dança do Ventre – Calçadão Tapir Rocha;

– 15h – Palestra “Conhecendo a APA do Banhado Grande”;

– 16h – Vivência “Consumo Consciente” – Natureza Pura – Restaurante Vegetariano

– 16h – Tela Verde “Vida de Inseto” – Sesc;

– 16h – Dinâmica de Living Design “Como nascem as coisas e para onde elas vão” – Calçadão Tapir Rocha;

– 17h – Palestra sobre o ecossistema da moda sustentável – Auditório Walter Graf.

Dia 5 de junho (quarta-feira)

– 9h – Abertura oficial – Calçadão Tapir Rocha;

– 10h – Apresentação da Banda de Música Adjudância Geral da Brigada Militar – Calçadão Tapir Rocha;

– 10h – Teatro “Clara das Nuvens” – Clube dos Casados;

– 10h – Avaliação e apresentação dos trabalhos do Desafio Sustentável – Auditório Walter Graf;

– 10h30 – Apresentação de Capoeira – Calçadão Tapir Rocha;

– 12h – Apresentação Mega Duo – Calçadão Tapir Rocha;

Saiba mais:

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo;

– a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano;

– a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030;

– Efeitos da poluição do ar na saúde humana: Irritação na garganta, nariz e olhos; dificuldades de respiração; tosse; desenvolvimento de problemas respiratórios; agravamento de problemas cardíacos ou respiratórios, como a asma; diminuição da capacidade pulmonar; aumento de chance de ataques cardíacos; desenvolvimento de diversos tipos de câncer; danos ao sistema imunológico; danos ao sistema reprodutório.