Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
Enfeite SERVIÇOS UTILIZADOS
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,91
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
06
06 JUN 2019
MEIO AMBIENTE
Saiba como cuidar de sua muda

Estamos na Semana do Meio Ambiente, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) doou mudas nativas. Mas e agora, como eu faço para plantar e manter minha muda viva? “Plantar uma árvore é bem simples, mas manter a sua sobrevivência não é tão simples quanto parece. É necessário paciência e dedicação para que a árvore cresça, se desenvolva e dê flores e frutos”, assegura o biólogo da Semma, Fábio Mendes.

Passo a Passo Para Cultivar Mudas de Árvores:

Passo 1 – Escolhendo o local – Quando for escolher um local, lembre-se de que ela permanecerá por muitos anos naquele lugar e a tendência da muda é crescer. Então, ela não pode ser plantada perto de prédios, muros, rede elétrica e esgotamento sanitário ou pluvial. Deve-se respeitar uma distância mínima de 3 metros entre outras árvores.

Passo 2 – Cova e plantio – Fazer um cova com aproximadamente 50cmX50cmX50cm, utilizar terra preta para preenchimento da cova. A medida é uma boa quantidade de terra vegetal e húmus, meio a meio. Pode-se também acrescentar uma parte de areia para equilibrar o pH da mistura e facilitar a permeabilidade da água. Forre o fundo do buraco com quantidade suficiente para nivelar a muda com o solo. Com cuidado, retire o plástico que envolve a muda e a coloque no buraco. Utilize o restante da mistura para preencher as laterais, envolvendo o torrão. Pode-se utilizar uma estaca de madeira para fixação e amarrá-la com uma tira de pano ou barbante em formato de infinito.

Passo 3 – Rega – Mantenha sempre em dia a rega da planta. Na primeira semana, regue a muda diariamente, com o cuidado para não encharcar o solo. Água em excesso pode causar problemas como o apodrecimento das raízes. Em dias nublados e com chuva, não é necessário regar. A partir da segunda semana, regue em dias alternados. Durante os dois primeiros anos, você pode repetir a adubação mensalmente.

 

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria de Meio Ambiente
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamao / RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2020.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia