Quando se está grávida, vive-se um momento especial. São dois corações em uma só pessoa. Muitas mudanças no corpo, uma explosão hormonal e muito cuidados a serem tomados. No sábado, dia 25 de maio, a equipe de Saúde da Mulher, com as enfermeiras da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram um bate-papo no salão da EMEF Santa Isabel.
Elas prepararam o cenário com muito carinho e levaram frutas da época e exóticas para degustação e falar sobre os seus benefícios. Também falaram sobre o parto humanizado, o que pode ser feito para preparar o corpo para o momento e os cuidados com as mamães após o nascimento.
E carinho para as gestantes também teve. A enfermeira Amanda dos Santos, 32 anos, com 27 semanas, à espera de do primeiro filho, o Diogo, serviu de modelo para a médica Thaís Mello e para a enfermeira Jéssica Haubert desenharem e pintarem a posição em que Diogo estava no útero. Muita emoção também ao fazer a escuta dos batimentos cardíacos do Diogo. “É sempre muita emoção nesta hora. Não importa quantos coraçõeszinhos eu já escutei. É sempre como se fosse a primeira vez. É muito forte, é uma vida que está ali se maturando”, encerra Thaís.
De acordo com a enfermeira Lorraine Farias, coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde, a ideia é que haja mais encontros como este para sanar todas as dúvidas durante o período gestacional.