A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está indo a campo para imunizar a população dos grupos prioritários. No sábado, dia 18, durante a tarde, a Unidade Móvel ficou estacionada junto à Praça Santa Isabel e aplicou 130 doses da vacina contra a gripe. Até agora, a cobertura vacinal está em 75,62%. Nesta semana, a Unidade Móvel estará junto às escolas de educação infantil para imunizar as crianças menores de seis anos e a comunidade que se enquadra nos grupos prioritários.
Na EMEI Possidônio da Cunha (R. Voluntários da Pátria, 209, Tarumã), os profissionais da SMS estarão vacinando hoje (28) à tarde, das 15 às 17 horas. Amanhã, quarta-feira (dia 29), a Unidade Móvel da Saúde estará nas EMEIs Querência (rua Travessa Arvoredo, 52, Querência) e Cisne Branco (rua Antônio Vivaldi, 366, São Lucas), no horário das 10 às 12 horas e das 15 às 16 horas. Na quinta-feira, dia 30, a Saúde estará na EMEI Santa Cecília (rua Plácido Motin, s/nº, Cecília), no horário das10 às 12 horas e das 15 às 16 horas. Já na sexta-feira, dia 31, a Unidade Móvel estará na EMEI Mariquinha (rua Dário Gonçalves Molho, s/nº, parada 18, Augusta).
Lembrando que até sexta-feira, dia 31 de maio, a URS Centro e a UBS São Lucas estarão com horário ampliado até as 20 horas para aplicação da vacina contra a gripe. As demais unidades de saúde aplicam a imunização das 8h30 às 16h30. Durante o horário estendido, as unidades de saúde São Lucas e Centro, além da aplicação da vacina contra a gripe, também estarão realizando a coleta de CP durante o horário ampliado.
Integram os grupos prioritários: crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas, em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas aldeados; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e, pessoas privadas de liberdade.
É rápido, fácil e gratuito. Você se protege e ainda reduz o risco de transmitir o vírus da gripe para seus familiares e amigos.
Confira a cobertura vacinal de acordo com cada grupo prioritário:
– Povos indígenas – 94,09% da meta alcançada;
– Puérperas – 99,28% da meta alcançada;
– Trabalhadores da saúde – 92,94% da meta alcançada;
– Idosos – 79,68% da meta alcançada;
– Doentes crônicos – 80,25% da meta alcançada;
– Gestantes – 83,39% da meta alcançada;
– Crianças – 56,06% da meta alcançada;
– Professores – 90,87% da meta alcançada.