Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,91
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
24
24 MAI 2019
AGRICULTURA
No dia do Trabalhador Rural, o nosso reconhecimento

A agricultura orgânica é um dos meios que a agricultura familiar pratica em Viamão. Essa atividade une o homem à terra e fortalece as comunidades rurais e vem se popularizando cada vez mais, por serem mais saborosos, mais saudáveis e respeitando o meio ambiente. Neste sábado, 25 de maio, é comemorado o Dia do Produtor Rural, data em que a Prefeitura parabeniza os agricultores familiares do município, que são os principais fornecedores de produtos básicos da mesa dos viamonenses, sendo verdadeiros exemplos. Hoje nós apresentamos o produtor rural Itor Cardoso, ou como é mais conhecido popularmente, o seu Ito.

Nascido em Palmitinho, interior do Rio Grande do Sul, hoje com 52 anos, ele trabalhava desde os 8 anos de idade na lavoura, aprendendo a cultivar o alimento. Morador do Assentamento Filhos de Sepé, localizado em Águas Claras, o seu Ito, mora com sua esposa e duas duas filhas, onde é produzido o sustento e os produtos que são utilizados na Feira Orgânica e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): “Na nossa propriedade produzimos de tudo um pouco, como hortaliças, raízes, frutas e verduras. Nossa produção é baseada em cima do comércio, programas e da Feira que participamos”, comenta Ito.

Os alimentos orgânicos são os alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza. O fortalecimento da agricultura familiar é uma marca no município: “A Feira Orgânica é de grande importância. Pois a nossa produção anteriormente era somente para comercialização em Porto Alegre, o que dificultava em muito o nosso trabalho. Com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Agricultura e da EMATER, foram criados os programas, que nos deram a chance de comercializar nossos produtos dentro do município”, finaliza Ito.

Para todos aqueles que ajudam a cidade a crescer todos os dias, o nosso muito obrigado!

 

Texto de: Eniéderson Miranda
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2020.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia