29/04/2019
Dia do Índio, Semana Missioneira e Dia do Tropeirismo, são comemorados na Cultura

Buscando a importância histórica e cultural destas etnias predominantes no Rio Grande do Sul, a Prefeitura Municipal de Viamão, através da Secretaria de Cultura, realizou nesta quinta-feira, 25, o evento alusivo às comemorações do Dia do Índio, Dia do Tropeirismo e da Semana Missioneira, promovendo diversas atividades. O evento reuniu diferentes vertentes da cultura gaúcha e, em especial, do povo missioneiro.

A programação começou pela manhã e contou com a visitação das escolas municipais Apolinário Alves dos Santos, Amador Nunes da Rocha e José de Oliveira Ramos, que prestigiaram uma palestra sobre o Tropeirismo. Na parte da tarde ocorreram diversas apresentações artísticas, como a Invernada Mirim do CTG Recanto Nativo, mateada com a erva mate Lago Verde, declamação de poesia com Ana Júlia, 1ª Prenda do CTG Charqueadores do Pampa, Fala do Cacique Jaime Vherá Guirá da reserva do Cantagalo, exposição de artesanato indígena, exibição de vídeo sobre as reservas indígenas de Viamão, apresentação do coral indígena do Cantagalo, palestra do Centro Cultural Sampaio e do Instituto Pró memória Sepé Tiaraju, plantio de mudas de erva-mate no entorno do Centro Municipal de Cultura, entrega de certificados e os músicos missioneiros Trio Setembrina e do percussionista argentino Carlos Perez, que gravou mais 800 discos com os mais renomados nomes da Música Folclórica e Regionais Gaúcha, trabalhando com nomes como Renato Borghetti, Elton Saldanha, Dante Ramon Ledesma, Daniel Torres, entre outros. Além de fazer parcerias internacionais, como a cantora Laura Pausini.

Texto de: Eniéderson Miranda
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.