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DEZ
27
27 DEZ 2018
EDUCAÇÃO
Ensino: Retrospectiva 2018
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Adeus ano velho.... Feliz Ano Novo! O ano de 2018 está indo embora, dando espaço para 2019. Mas não podemos deixar 2018 ir embora sem lembrar toda trajetória da Educação ao longo do ano. Projetos, histórias, aprendizagens, ensino para a vida!

Veja o que aconteceu:     

– Pacto Viamão pela Alfabetização – o programa iniciou no segundo semestre letivo e abrangeu 5.000 crianças, de 59 escolas, matriculadas no 1º ano e Jardim II. No teste 1, realizado em agosto, 29,74% dos alunos foram considerados alfabetizados. Já no teste 4, de Português, realizado na última semana de novembro, 64,35% dos alunos foram considerados alfabetizados. A infrequência também baixou: de 18% (2017), para 14% (2018), no 1º ano; e de 25% (2017), para 20% (2018), no Jardim II;

– Escolas Auroras – a família Aurora cresceu em 2018. O projeto agora foi estendido para 12 escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental. Cerca de 20% das escolas da rede estão fomentando um trabalho diferenciado em suas comunidades, focadas na peculiaridade de cada região. Os alunos estão sendo protagonistas na transformação do ensino e isso é inovador no sistema de ensino brasileiro;

– Alimentação saudável – a introdução de hábitos alimentares saudáveis também é uma questão de educação. A merenda escolar é adquirida com base num cardápio elaborado por nutricionista, para todas as 62 escolas. A maioria das escolas estão trabalhando o cultivo de hortas, desde a preparação do solo, compostagem e plantio. Outra novidade este ano foi a introdução de PANCs, Plantas Alimentícias Não Convencionais, altamente nutricionais;

– Salas de Recurso – este ano o município completou 10 anos de Salas de Recursos Multifuncionais e Laboratórios de Aprendizagens em escolas das zonas urbana e rural. Essas salas auxiliam o trabalho de apoio à inclusão, garantido por lei e efetivado pelo trabalho pedagógico nas escolas, garante o acesso e a permanência do aluno, seu aprendizado, a elevação da autoestima, a sua autonomia e a inclusão no mercado de trabalho. São mesas adaptadas, materiais didáticos específicos, pracinhas adaptadas para alunos que utilizam cadeira de rodas, transporte escolar rural adaptado; 

– Sorrindo para o Futuro – o projeto Sorrindo para o Futuro, realizado em parceria com o sistema Sesc/ Fecomércio oferece exame de saúde bucal e orienta os estudantes, da educação infantil até o 5º ano, das escolas da rede municipal, sobre a importância da escovação correta dos dentes e alimentação;

– Esporte é Saúde – é desenvolvido em parceria com o Sesc Viamão, desde maio, e leva o esporte como fator de transformação social e instrumento para uma vida saudável. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc oferece gratuitamente aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol, a fim de incentivar as crianças a praticarem esportes, melhorando aspectos psicomotores e reduzindo o índice de massa corporal em seis escolas da rede.

– Robótica Educacional – envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução. São utilizados os conceitos de diversas disciplinas para a construção de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar. Favorece a interdisciplinaridade, promove a integração, de forma prática, de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem; matemática; física; eletricidade; eletrônica; mecânica; arquitetura; ciências; história; geografia; artes; etc;

– Galera Curtição – tem por objetivo promover a atenção à prevenção das ISTs/HIV/AIDS, álcool e outras drogas, bem como debater temas polêmicos, como raça/cor/etnia, gênero, identidade de gênero, diversidade sexual, sexualidade e bullying entre adolescentes e jovens das redes de ensino pública. Cada participante deve disseminar as informações para os amigos e colegas, atuando como sujeitos transformadores das suas realidades. O programa é desenvolvido de abril a dezembro. As tarefas valem pontos e em dezembro são premiadas as escolas, estudantes e professores participantes que mais pontuaram durante as etapas. Mas o ganho maior é o aprendizado, a união e o envolvimento dos alunos ao completar cada tarefa;

– Ensino Estruturado – é fundamentado nos princípios da ciência cognitiva de leitura, desenvolvendo competências e conteúdos. Utiliza o método fonêmico que é um método eficaz de alfabetização. No sistema de ensino estruturado há uma consistência nos objetivos, no programa de ensino, na proposta pedagógica, nos materiais e métodos,  nos instrumentos de avaliação  e nos mecanismos de apoio ao professor. Parte do simples para o complexo utilizando o diagnóstico para crescimento da aprendizagem.

 

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