28 DEZ 2018
Saúde: Retrospectiva 2018

Os últimos dias de um ano são uma ótima oportunidade para lembrarmos as melhorias na estrutura dos serviços de saúde. Neste ano, foram ampliadas e melhoradas a estrutura de mais duas unidades de saúde, remetendo a um lugar confortável. Em 2018, foi inaugurada mais uma unidade para atender a população da região Krahe/ Pró-Morar/ Valença/ Sítio São José e Jardim Fiúza. Agora o município conta com 18 unidades básicas de saúde (UBS) e uma unidade móvel para atender às comunidades mais distantes.

Relembre as unidades que foram ampliadas e reformadas:

– UBS Krahe – foi inaugurada em setembro e possui capacidade para atender cerca de oito mil pessoas por mês.  Possui acolhimento, consultas de enfermagem, médicas, pré-natal, puericultura (atendimento infantil), vacinação, medicamentos, curativos, procedimentos, atividades de grupo com os usuários, odontologia e outros atendimentos essenciais à saúde;

– UBS Elza – recebeu reforma e ampliação. Foram construídos quatro consultórios, sendo dois ginecológicos com sanitário, sala de atividades coletivas, sala de observação com banheiro, sanitário acessível, consultório odontológico (com cadeira nova) e sala de coleta. Além disso, foi substituída a porta de entrada, feita abertura de guichê para dispensação de medicamentos, pintura geral, elétrica, reforma na sala de esterilização e limpeza, copa e vestiário dos funcionários, além da acessibilidade na calçada com piso podo tátil e rebaixos de acesso, adequação no cercamento e um novo estacionamento para pacientes e funcionários. A unidade possui três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que abrange cerca de 30 mil moradores da região;

– UBS Marina – recebeu ampliação de cinco consultórios, sendo dois ginecológicos com sanitário, sala de atividades coletivas, sala de observação com banheiro, depósito de material de limpeza, almoxarifado e dispensário de medicamentos, ampliação da sala de espera, com as adequações no prédio existente como substituição da porta de entrada, pintura geral, elétrica, reforma da copa e vestiário dos funcionários, além da acessibilidade na calçada com piso podo tátil e rebaixos de acesso e um novo estacionamento para pacientes e funcionários. A unidade possui duas equipes de ESF, que abrange cerca de 12 mil pessoas, quatro agentes comunitários de saúde e 13 visitadores do Criança Feliz Pim que atendem a 144 famílias.