21 MAR 2018
CENTRO POP, uma mãozinha amiga

Você sai de casa para ir trabalhar. Chega no abrigo de ponto de ônibus e vê um cenário que não deveria ser comum. Roupas penduradas num varal improvisado, colchão velho no banco que passageiros deveriam utilizar e, além disso, percebe que tem uma pessoa morando nesse local. É difícil ver isso, mas, se você conhece alguém que viva em situação de rua ou com outra dificuldade semelhante, saiba que a Secretaria da Cidadania e Assistência Social oferece um espaço onde elas podem ser atendidas: é o CENTRO POP. Trata-se de um centro de acolhimento para quem precisa de ajuda profissional entre diversas outras necessidades básicas do cidadão.

Na prática, o CENTRO POP auxilia pessoas a saírem das ruas e proporciona condições de acesso a diversos serviços e benefícios assistenciais. Isto é feito através de um atendimento psicossocial, com base nisso, o usuário é convidado a participar de oficinas socioeducativas que vão auxiliar na sua reorganização de vida, facilitando o contato com suas famílias, além do retorno ao mercado de trabalho.

Para isso, o CENTRO POP faz o acolhimento das pessoas que, muitas vezes, chegam ao local com seus direitos violados. Depois de identificados os problemas, os profissionais traçam estratégias de sobrevivência, suas procedências e seus anseios para o futuro. Junto a isso, a instituição preza pela readequação dessas pessoas, oferecendo-lhes auxílio para fortalecimento de vínculos e reaproximação com familiares. Além disso, os usuários recebem almoço, espaço para lavar roupas, tomar banho e guardar pertences pessoais.

Saiba mais:

Centro Pop

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Endereço: Rua Antônio Vivaldi, 454, bairro São Lucas.