16 JAN 2018
Educação e fiscalização no trânsito evitam acidentes

Direção consciente é um tema recorrente nos últimos anos e, durante o período de viagens de férias, fica ainda mais importante falar sobre isso. Nesse começo de ano já é possível acompanhar inúmeros casos de acidentes graves e mortes causadas pela imprudência ao pegar a estrada.  Dados divulgados pelo jornal Folha de São Paulo apontam que aproximadamente 47 mil pessoas perdem a vida no trânsito por ano no Brasil, e que outras 400 mil ficam com algum tipo de sequela. Números assustadores. A educação no trânsito é fundamental para evitar que nossos amigos e familiares façam parte dessas tristes estatísticas. Um processo que envolve a mudança de comportamento tanto de condutores como também de pedestres. Estar sempre de olho nas ações do outro motorista e do pedestre, nas condições da pista, além de colocar em prática o que todo mundo já sabe: não beber antes de dirigir, revisar o veículo antes de pegar a estrada, respeitar a sinalização de trânsito, etc.

A fiscalização preventiva e a punição para quem causa acidentes também são importantes para a conscientização da importância da direção defensiva. Em Viamão, dez agentes de trânsito da EPTV receberam capacitação do Código de Trânsito Brasileiro, orientação prática de abordagem, fiscalização e sinalização, pratica de uso do radar móvel, prática de direção em veículo e moto. Hoje, esses profissionais estão atuando na fiscalização da área azul central e na região da Santa Isabel, orientando a circulação de trânsito. A EPTV também tem atuado diariamente com operações em conjunto com a Brigada Militar, organizando barreiras no turno da manhã e tarde em diversas áreas do município.

No mês de janeiro a EPTV intensificará as ações da Balada Segura aos finais de semana, nos locais de maior fluxo, afim de assegurar a integridade de todos. Lembramos que a sua conduta no trânsito pode fazer muita diferença para mudar essa triste realidade. Pequenas ações de autoavaliação podem gerar grandes mudanças.