10 JAN 2018
Santa Isabel recebe cercamento eletrônico

A Prefeitura de Viamão realizou a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento na Santa Isabel, que irão reforçar a segurança dos moradores, dando sequência ao trabalho iniciado em 2015, quando o Centro do município recebeu a instalação dos 20 primeiros equipamentos. Os postes de sustentação, com as devidas estruturas elétricas foram posicionados em pontos estratégicos, definidos através de uma ação conjunta da Polícia Civil, Brigada Militar e Prefeitura de Viamão, baseados no mapa, nos locais com maior incidência de delitos existentes na Santa Isabel.

As câmeras possuem uma central de monitoramento interligada com a do centro da cidade, que funciona desde 2015, assim como uma tecnologia de última geração, com câmeras com ângulos de visão em 180º e 360º, potencializando o trabalho da Brigada Militar, em conjunto com os funcionários da Vigilância Municipal. O novo quartel da Brigada Militar, obra que está em processo de conclusão na parada 36, também terá acesso às imagens captadas pelas câmeras em tempo real, fazendo com que a Santa Isabel tenha um sistema de cercamento eletrônico eficaz, fornecendo mais sensação de segurança e proteção à população.

No processo de contratação foi exigido que o cercamento eletrônico possua também interligação com a Procempa, Brigada Militar e Polícia Civil de Porto Alegre, para que, da Capital, eles possam auxiliar no monitoramento. Além disso, há a intenção de interligar os controladores eletrônicos de velocidade ao sistema de videomonitoramento, realizando o reconhecimento digital das placas, identificando os veículos em situação de delito, como carros roubados ou clonados.

O investimento total é de R$ 650 mil, divididos entre a contratação da empresa especializada para a manutenção do sistema de videomonitoramento, e o fornecimento com instalação das 20 câmeras. O projeto de implantação do sistema vem sendo elaborado desde 2013, com o envolvimento de diversas entidades representativas do município: OAB Viamão, CDL Viamão, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acivi) e Sindilojas.

Equipamentos reduzem criminalidade

A experiência com o videomonitoramento em diversas cidades aponta que, nos locais cobertos por câmeras, há redução de crimes, como: furtos, depredações, roubos, danos ao patrimônio público e privado. Os pontos escolhidos são avaliados por órgãos locais de segurança. Todas as imagens captadas, são salvas e podem ser usadas pela polícia, para uma provável investigação.

Confira os locais onde as câmeras foram instaladas:

• Rodovia Tapir Rocha x Pórtico, Parada 31
  • Avenida Caminho do Meio x Avenida Moema – Entrada da Santa Isabel pela Protásio Alves
  • Rodovia Tapir Rocha x Avenida Liberdade – Parada 32
  • Avenida Tapir Rocha x Avenida Barreto Viana – Parada 34, Escola Isabel de Espanha
  • Avenida Liberdade x Rua Paraná – Em frente ao Condomínio Três Figueiras
  • Rua Euclides da Cunha x Rua Osvaldo Cruz – Escadaria da UFRGS