10 JAN 2018
GESTÃO
Área Azul também na Santa Isabel: uma alternativa para a falta de vagas

Encontrar uma vaga para estacionar no Centro de Viamão era um desafio diário para os motoristas que circulam pela cidade. Uma saída, foi a implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago, impedindo assim que pessoas deixem seus veículos estacionados por longos períodos.

Agora, o sistema de estacionamento rotativo pago, mais conhecido como área azul, também é uma alternativa para a falta de vagas na Santa Isabel.

A cobrança e fiscalização iniciará efetivamente no dia 15 de janeiro, já que a companhia está na fase de instalação dos equipamentos, contratação de pessoal e realizando campanhas educativas.

Confira quais as ruas da Área Azul

O estacionamento rotativo será em trechos das seguintes ruas e avenida da Santa Isabel: Avenida Liberdade com as ruas Padre Guilherme, Barão do Belém, Rincão da Querência, Quintino Bonetto, Lauro Bandeira Lopes, Diamantina, José Viamont e Santa Isabel.

Valores

A tarifa de utilização do estacionamento rotativo tem o valor mínimo de R$ 0,90 para 30 minutos de permanência e, cada hora custará R$ 1,80. Os condutores dos veículos terão isenção por até 10 minutos. Lembrando que o veículo poderá ficar parado na mesma vaga por um período máximo de duas horas.

Confira os valores:

- 30 minutos: R$ 0,90

- 60 minutos: R$ 1,80

- 90 minutos: R$ 2,70

- 120 minutos: R$ 3,60

- Tarifa pós utilização com ticket R$ 7,40

- Tarifa pós utilização sem ticket R$ 14,80

Como usar o parquímetro

O parquímetro aceita moedas ou cartão eletrônico.

Moedas: Introduza moedas até o valor máximo para a Área Azul, que é R$ 3,60. Serão aceitas moedas de R$ 0,05 a R$ 1,00. Confirme a operação pressionando o botão verde. Aguarde a impressão do ticket e coloque-o no painel do veículo, pelo lado interno, de modo que fique visível pelo para-brisa.

Cartão: Introduza o cartão no local indicado. Tecle o tempo desejado, utilizando o botão azul. O primeiro toque no botão azul representará a seleção do tempo em 120 minutos. A cada toque seguinte vai reduzindo até a escolha do tempo desejado. Confirme a operação pressionando o botão verde. Aguarde a impressão do ticket e coloque-o no painel do veículo, pelo lado interno, de modo que fique visível pelo para-brisa.

Como adquirir o cartão eletrônico

A vantagem do cartão eletrônico é que o usuário tem desconto na recarga e, ainda, não existe a preocupação de estar sempre carregando moedas. O cartão eletrônico pode ser adquirido na sede da Rek Parking, em pontos de vendas ou através dos monitores.

O primeiro cartão tem o custo de R$ 25,00, sendo que R$ 5,00 é o custo do cartão e R$ 20,00 são créditos para usar no parquímetro. O valor do cartão é ressarcido quando devolvido à sede da Rek Parking.

A recarga pode ser feita com qualquer valor, conforme a necessidade do usuário, somente na sede da empresa. Se for feita na sede da Rek Parking, o usuário terá um desconto de 5% em crédito. A sede da empresa fica localizada na Rua Cirurgião Vaz Ferreira, 468, no Centro. Caso o usuário recarregue com o monitor, o limite de carga é até R$ 20,00.

Horário de funcionamento

O horário de estacionamento na “Área Azul” corresponderá o período das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8h ao meio dia, aos sábados. Aos domingos e feriados e demais dias nos horários não delimitados há ISENÇÃO do pagamento do estacionamento.

Infrações e Penalidades

Constituem infrações as seguintes condutas: veículo sem ticket de estacionamento; utilização incorreta do ticket de estacionamento; tempo máximo de estacionamento na mesma vaga; e tempo de estacionamento vencido.

Na hipótese do veículo cometer alguma das infrações citadas anteriormente, o infrator receberá uma Tarifa de Pós-Utilização (TPU) no valor de R$ 7,40 ou R$ 14,80.

A TPU é uma alternativa para evitar que o usuário receba uma AIT (Auto de Infração de Trânsito) de natureza leve no valor de R$ 195,00 e 5 pontos na CNH.

Total de vagas:

No total serão 196 vagas, sendo 169 vagas de área azul, 10 vagas de idoso, 4 vagas para deficientes, 8 vagas carga e descarga, 5 vagas para motos e 4 parquímetros.