06 NOV 2017
Viamão celebra a XIX Semana da Consciência Negra

Viamão irá celebrar sua XIX Semana da Consciência Negra entre os dias 11 e 20 de novembro, promovida pelas secretarias de Cidadania e Assistência Social e Educação, com o tema: "Existe uma história do povo negro sem Viamão, mas não existe uma história de Viamão sem o povo negro."

A criação de uma semana alusiva à consciência negra é uma forma de lembrar a importância e valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Confira abaixo a programação:

Dia 11/ Sábado – Abertura

Local: Quilombo Anastácia

9h – Palestra “Escravos em Viamão” Apresentação do Quilombo – Berenice. Exposição Luiza - “Mulheres Negras antigas de Viamão”

Ônibus da SMS – das 9h às 13h (Serviços: coleta de CP, encaminhamento para mamografia, teste rápido de HIV e Sífilis, dentista).

Dia 13/ segunda-feira

Local: Auditório da SME

9h – Palestra: “A visão da Semana da Consciência Negra”.

Ônibus da SMS.

Local: EMEF Amador Nunes da Rocha

14h – Palestra: Feminicídio na população negra. Exposição Luiza “Mulheres Negras antigas de Viamão”.

Dia 14/ terça-feira

9h – Abertura da atividade do dia: Seja Digital. Atrações artísticas. Exposição “Mulheres Negras antigas de Viamão”.

14h – Oficinas: Abayoni, “namoradeiras” (pintura); Artesanato na praça. Exposição “Mulheres Negras antigas em Viamão”. Atrações artísticas. Ônibus da SMS.

Dia 16/ quinta-feira

9h – Auditório da SME: Palestra "Direitos, deveres e cotas". Exposição “Mulheres Negras antigas de Viamão”

14h – Roda de Conversa – Coordenadoria das Mulheres de Viamão.

15h30min – Apresentação de capoeira; dança Novo Lar.

Dia 17/ sexta-feira

Local: Walter Graff

9h – Culto Ecumênico. Ritual Inter-religioso em referência à Semana da Consciência Negra. Exposição “Mulheres Negras antigas de Viamão”.

14h – Fórum da Matriz Africana. Exposição “Mulheres Negras antigas de Viamão”.

Dia 18/ sábado

Local: Comunidade da Escola de Samba Vila Isabel

9h – Oficina aberta de música

11h às12h – Poesia, dança e capoeira.

14h – Banda Marcial da comunidade.

15h – Roda de conversa – Tema: Identidade do Negro.

16h – Mini Bateria da Vila Isabel – alunos das oficinas de música.

16h30min – Pagode.

Dia 20/ Segunda-feira

Câmara de Vereadores

16h – Abertura: Apresentação Artística Dança Afro

16h30min – Debates e discussões sobre a Semana da Consciência Negra – Políticas Públicas para o negro em Viamão.

18h30min – Encerramento.