09 OUT 2017
Escola Mariquinha completa um ano e comemora junto com a comunidade

O prefeito, André Pacheco, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Elias Russinho, do secretário de Educação, Carlos Bennech, e equipe pedagógica da Secretaria de Educação, prestigiaram as comemorações do primeiro aniversário da EMEI Mariquinha. O aniversário foi celebrando com festa e uniu professores, funcionários, equipe diretiva, conselho escolar, membros do Conselho de Pais e Mestres, e convidados, dentre eles a invernada do CTG “Pealo da Estância”, e da Banda Marcial da EMEF Luciana de Abreu.

A diretora, Valquíria  Leão, agradeceu ao prefeito e ao secretário o desafio de estar à frente da escola. “A participação dos pais no ambiente escolar é muito importante, pois sabe o quanto essa escola de educação infantil foi desejada por toda a comunidade. Prestigiar os eventos, levar os alunos a participarem das atividades e acompanhar o desenvolvimento das crianças é mais que um dever de todos, e para a escola é uma satisfação!”

O nome da escola deu-se em homenagem à Maria Teixeira dos Santos, conhecida carinhosamente na Vila como “Dona Mariquinha”. Segundo familiares, o apelido foi dado pelos irmãos mais novos. Vindo de família humilde, desde muito jovem já exercia a atividade de cuidar dos irmãos menores para que seus pais trabalhassem. Com apenas o Ensino Fundamental Incompleto, assumiu, nos anos 80, a administração da creche, a qual atendia com muito carinho crianças a partir de 0 (zero) anos de idade, auxiliando as famílias que moravam nas proximidades da vila. No dia 22 de janeiro do ano de 2000, Dona Mariquinha faleceu, deixando muita saudade aos familiares e amigos. A escola de Educação Infantil foi construída no mesmo local onde funcionava a antiga creche e recebeu seu nome.

O prefeito ressaltou a importância da escola para as famílias. “Estamos muito felizes em estar aqui comemorando um ano de existência desta escola de educação infantil. O nome não poderia ser outro e dá continuidade ao trabalho dessa senhora que marcou a vida de muitas crianças. Parabéns a toda comunidade!”