01 AGO 2017
MEIO AMBIENTE
Finalizada a primeira etapa do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Saint Hilaire de Viamão

Na tarde do dia 27 de julho de 2017, no Centro Profissional Walter Graf, ocorreu a primeira entrega técnica dos estudos referente ao plano de manejo da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Saint Hilaire de Viamão.

Os estudos foram desenvolvidos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) de fevereiro a julho deste ano e apresentado pelo Biólogo Tiago Cabral. Foram realizadas 17 saídas de campo e 12 reuniões de alinhamento metodológico e prático, totalizando em aproximadamente 320h de empenho das equipes técnicas da UNISINOS e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Viamão.

Dentre os estudos elaborados destacam-se: delimitação da área do parque; identificação das nascentes, cursos d’água e da barragem; identificação da vegetação arbórea nativa e exótica, áreas com mata nativa, áreas com mata exóticas, áreas com campos nativos; identificação do sistema viário e trilhas.

De acordo com o gestor do Parque, o Biólogo Fábio Mendes, foi dado mais um passo importante na questão ambiental de Viamão: “Estamos conseguindo elaborar o Plano de Manejo da primeira Unidade de Conservação do município, isso me deixa muito feliz, estou podendo acompanhar e ajudar no trabalho que a UNISINOS vem desenvolvendo referente a este projeto”, expressa Mendes.

O Secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga ressalta da importância de ter o Plano de Manejo desta Unidade de Conservação: “Este é o documento oficial da Unidade de Conservação, é nele que estará todo o diagnostico ambiental, ele nos conduzirá para sabermos onde deveremos atuar e para podermos proteger ainda mais a biodiversidade presente no Saint Hilaire”, explica Fraga.

Também estiveram presentes na apresentação, a promotora Anelise Grehs da Promotoria de Justiça Especializada de Viamão, a Bióloga Carla Vasques da Diretoria de Expansão da Companhia Riograndense de Saneamento, o Vice Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Viamão, Mauro Matiotti e o corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Viamão.