02 AGO 2017
Responsabilidade Socioambiental é tema de Conferência de Meio Ambiente em Viamão

No dia 01 de agosto ocorreu a Sétima Conferência Municipal de Meio Ambiente. O Centro Profissional Walter Graf recebeu diversas entidades, além de representantes da sociedade civil.

A abertura contou com a participação da promotora, Anelise Grehs, da presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Isabel Brener, do secretário geral de governo, Nilton Magalhães e do secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Fraga.

Na abertura, a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Isabel Brener, ressalta o cenário socioambiental atual e a importância da conscientização: “Todos são responsáveis pela preservação ambiental, entidades, governo e cada cidadão. Cabem a cada um de nós a preservação de onde vivemos e o futuro que vamos deixar”, alerta Brener.

A promotora Anelise Grehs ressalta e alerta para a transparência e participação ativa de todos os agentes públicos e privados para que se possa construir uma política pública ambiental efetiva: “Vivemos em uma sociedade em que, infelizmente, o direito ambiental hoje não é mais visto como prioridade em nosso país, por isso, esta conferência é importante para que não haja o retrocesso ambiental, gostaria que este princípio de retrocesso fosse discutido não só hoje, mas em todas as reuniões e pautas”.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, é importante  a conscientização da sociedade e o trabalho que deve ser feito na cidade: “Nós estamos trabalhando para solucionar todos os problemas e unindo esforços para os solucionar. Nós estamos trabalhando no aterro do morrinho e não temos mais os incêndios que ocorriam, estamos monitorando 24 horas por dia aquele local e temos projetos em andamento para melhorar a área”, informa Fraga.

O secretário geral de governo, Nilton Magalhães encerra a mesa de abertura e parabeniza a presença de todos e explica que a conferência é uma forma de qualificação, educação e também fiscalização em vigilância: “Nós pensamos muito nas questões de meio ambiente e temos uma visão de desenvolvimento econômico. Queremos o fortalecimento dos conselhos e das conferências e queremos ajudar ao máximo o que for deliberado, é um trabalho em equipe”, finaliza Magalhães.

Durante a Conferência, foram debatidos temas, como: A importância dos conselhos municipais e a participação da sociedade civil nestes espaços, apresentado pelo palestrante Julio César Ferst. E o tema, A responsabilidade Socioambiental no âmbito da PNRS para empresas e a sociedade, ficou a cargo do palestrante Alex Cardoso.

A Conferência Municipal foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.