18 JUL 2017
1ª Mostra de Práticas Inovadoras reúne cerca de 600 professores

A 1ª Mostra de Práticas Inovadoras reuniu 25 escolas expositoras na EMEF Humberto de Alencar Castelo Branco, durante todo dia desta terça-feira, 18 de julho. Entre elas, as nove Auroras, quinze destacadas e um professor convidado pela Secretaria Municipal de Educação. Passaram pela exposição de trabalhos cerca de 600 educadores, representando todas as 62 escolas da rede municipal.

A Mostra faz parte da Jornada Pedagógica e propõe uma reflexão sobre o que é inovação no contexto educacional. O secretário de Educação, Carlos Bennech, ficou maravilhado com tudo que viu. “Todas as escolas estão de parabéns. Os trabalhos desenvolvidos denotam criatividade, originalidade, compromisso com o aprendizado, preocupação com a cidade e questões ambientais”, destaca.

Os professores visitantes receberam uma folha com conceitos do que é inovação e outra, com adesivos, para serem colados na porta das escolas expoentes, classificando a sua inovação, que podia ser: desenvolvimento de competências; alunos construtores de recursos (físicos e digitais); mudança de relações entre os atores da escola; ou mudança de tempo e espaços na escola.

A EMEF Castelo Branco ficou pequena para abranger tantos talentos. Eram protótipos de engenhocas; brinquedos e utensílios a partir de lixo seco; transformação do óleo de cozinha em sabão; bolos, doces e pastas com aproveitamento integral das frutas e verduras; artesanato; pinturas; fotografias; aplicativos como instrumento de ensino; jogos pedagógicos; dramartugia; técnicas de plantio; descarte correto do lixo; música, entre tantos outros temas.

O professor de geografia, João Antônio de Souza, das escolas Sargento Raymundo Soares e Residencial Figueira, foi convidado pela SME para expor o trabalho que desenvolve nessas escolas. Para tornar suas aulas mais atraentes, Souza criou um aplicativo de jogos, um quiz com perguntas a serem respondidas corretamente para passar de fase. “Essa é a linguagem natural dos estudantes e senti a necessidade de complementar minhas aulas com algo para testar os seus conhecimentos”, explica.

A Jornada Pedagógica iniciou nesta segunda-feira e a programação segue até sexta-feira, dia 21 de julho, nas escolas. Quarta e quinta-feira os professores participarão da oficina Inova Escola, ministrada pelo diretor-presidente do Instituto Tear de Inovação, Juliano Bittencourt, no ginásio da Escola Nova Geração, das 9 às 11h30. Durante o resto da semana, os professores planejam as atividades para o próximo semestre.

18/07/2017
1ª Mostra de Práticas Inovadoras reúne cerca de 600 professores