09 JUN 2017
Feira Orgânica de Viamão é lançada na Semana do Meio Ambiente

“Hoje é um dia histórico para a Agricultura Familiar do município. É uma satisfação para nós, produtores rurais orgânicos, vendermos diretamente para o consumidor. Muito obrigado prefeito por esta oportunidade”, expressa o organizador da Feira e diretor da Cooperativa de Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão, Huli Zang. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Carlos Remi Pacheco (Canelinha), ressalta que Viamão é o maior produtor de orgânicos da América Latina. “Só de arroz, são mais de 1,2 milhão de sacas produzidas por ano. Somos os maiores produtores de arroz, leite e gado de corte extensivo. O setor agrícola representa 33% do PIB do município”, assegura Canelinha.

Todos os produtos são certificados e livre de agrotóxicos. A partir do dia 22 de junho, a Feira será realizada todas as quintas-feiras, com início às 7h30, na Praça Júlio de Castilhos. São 16 bancas compostas por grupos organizados de produtores. O assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Nestor Seibel, representou o ministro Osmar Terra, e falou que são parceiros para as políticas agrícolas e sociais do município.

A promotora de Justiça, Anelise Stifelman, se diz muito feliz com a efetivação da feira. Lembrou a trajetória dos produtores do assentamento Filhos de Sepé, que fazem um trabalho diferenciado na produção orgânica, além de serem fiscais do meio ambiente. “Eles ajudam a preservarem a reserva Banhado dos Pachecos e contribuem para a saúde da população com a produção sem agrotóxicos”, complementa.

Os alimentos orgânicos são produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. O prefeito de Viamão, André Pacheco, ressalta a preocupação do município em adquirir produtor orgânicos para a merenda escolar. “Temos uma lei que estabelece que 30% da merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar. Hoje, nós adquirimos 50% da merenda da agricultura familiar organizada através de associações ou cooperativas. Como vice-presidente da Granpal, minha meta é levar essa proposta para que os outros municípios da região metropolitana também possam adquirir produtos da nossa agricultura familiar”, assegura.

A Feira será promovida através de uma parceria entre a Prefeitura de Viamão, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Ifrs) e Emater, integrando agricultura familiar, quilombolas e assentados. Todos os produtos à venda são certificados pela Rama, Coceargs e Ecovida. São comercializados arroz, hortaliças, vegetais higienizados, mel, geléias, ovos, cucas, bolachas, tubérculos e frutas.