Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data marca o combate a uma doença que acomete 36,7 milhões de pessoas no Brasil, segundo dado do Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS 2015, do Ministério da Saúde. A data foi instituída em 1987 pela ONU e adotada no Brasil, em 1988, e tem o papel de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce da doença e também da adesão ao tratamento.
A abertura do Dezembro Vermelho aconteceu na noite desta quarta-feira (30/11), na Praça Santa Isabel, na avenida Liberdade, local onde está montada uma estrutura com três consultórios para a realização do teste rápido para HIV e sífilis. O resultado é seguro e sai em menos de 15 minutos. A pessoa expressa sua vontade de fazer o teste, preenche um questionário e depois passa para a sala de coleta de sangue, que é feita através de uma picada de agulha, material totalmente descartável após o procedimento. São retiradas duas gotas de sangue. Uma para o teste de HIV e a outra para o teste da sífilis.
A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, destacou que Viamão está na sétima posição no Estado como município com maior número de casos detectados da doença. A epidemia existe e está hoje concentrada na faixa etária jovem. Assinamos em dezembro de 2015 o protocolo de enfrentamento à doença, a Carta de Paris, juntamente com outros 14 municípios do Estado, considerados prioritários devido ao alto índice de casos. Entre os compromissos da declaração está o alcance das metas 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), que significa ter, até 2020, 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento antirretroviral; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável. Até sábado, o teste pode ser feito aqui na Praça Santa Isabel, das 14 às 21 horas e em todas as unidades de saúde do município, finaliza. A coordenadora da Política de HIV/Aids do município de Viamão, a médica Maria Letícia Ikeda, fala que o objetivo do Dezembro Vermelho é reverter o cenário de Viamão.
Desde junho Viamão vem intensificando a campanha para conscientização, prevenção e testagem. "Fizemos uma grande exposição interativa nos meses de junho e julho, no Centro e na Santa Isabel, alertando para a contraição de doenças sexualmente transmissíveis e para o uso de camisinha nas relações sexuais", explica Maria Letícia. O projeto "Prevenção: #TôDentro Viamão mais forte contra a Aids" já visitou 29 escolas do município, contemplando cerca de 3 mil alunos, do 6º ao 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas receberam as intervenções educativas que alertavam sobre a adesão de práticas sexuais seguras. Durante as apresentações, um casal de atores encena situações comuns de acontecer com os jovens na relação sexual, atentando para o uso de preservativo.
Edson Farias, representante da Secretaria Estadual de Saúde, reforça o dado que a Aids não está sob controle no Estado. O Rio Grande do Sul possui a segunda maior taxa de infecção pelo vírus no país (38,3 casos para cada 100 mil habitantes).Viamão tem uma equipe competente e altamente qualificada e pode reverter esta situação se tiver o envolvimento de todos.
Saiba mais:
Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de novos casos entre pessoas de 15 a 24 anos cresceu 54% nos últimos anos;
Até junho de 2016, havia 3.120 casos notificados de HIV em Viamão;
Pesquisas apontam que a cada cinco pessoas contaminadas pelo vírus HIV, duas não sabem que são soropositivas;
Pesquisas apontam que as gestantes gaúchas lideram o índice de contaminação no país (8,8 casos para cada criança nascida viva);
Novas medidas de prevenção vem sendo desenvolvidas, como, por exemplo o PEP (Profilaxia Pós Exposição), que deve ser usada somente em casos especiais de possível contato com o vírus. Neste caso, a medicação deve ser ingerida até 72 horas depois do fato, por 28 dias consecutivos;
Até o próximo sábado (03/12), a população poderá realizar a testagem rápida para o vírus HIV/ Sífilis, na Praça da Santa Isabel, das 14 às 21 horas. O teste é feito em menos de 15 minutos, a partir da coleta de sangue da ponta do dedo. O exame é rápido, seguro e sigiloso. Todas as unidades de saúde também realizam a testagem;
Até sábado (03/12), também estão sendo disponibilizados preservativos na Praça Santa Isabel. Todas as unidades de saúde também disponibilizam preservativos.