Neste semestre, a EMEF Humberto de Campos foi a única escola que teve a oportunidade de participar do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), ministrado pela Brigada Militar. A parceria entre a BM e a Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, possibilita que estudantes na faixa etária entre 9 e 15 anos tenham aulas teóricas, numa metodologia didática, com o intuito de atuar antes que as drogas se instalem no seio familiar.
Os 46 estudantes das turmas 51 e 52 (5º ano), da EMEF Humberto de Campos, fizeram um juramento para receber os certificados, reafirmando o compromisso em permanecer longe das drogas. Foram premiadas as melhores redações e as empresas parceiras do Proerd disponibilizaram troféus para os terceiros melhores textos, um por turma. Já os estudantes que obtiveram a segunda colocação receberam bolsa de estudo para inglês, na empresa Prepara. E as duas redações que obtiveram o primeiro lugar receberam bolsa completa para cursar inglês na Escola QI. A soldado Catarina, que ministrou o curso, recebeu homenagem dos seus colegas.
O comandante do 18º BPM, tenente-coronel José Carlos Pacheco, enfatizou o apoio recebido do poder municipal. Ele também agradeceu aos instrutores pela dedicação e a todos que vem contribuindo com o Proerd em Viamão. Queremos que estas crianças saibam como resistir e se manterem afastadas das drogas, vivendo num mundo sem violência e com uma melhor qualidade de vida. O caminho é ter um olhar atento e ajudar as pessoas. Um ajudando o outro, a todo momento, assim a vida fica melhor, espalhando energias e ideias positivas.
A diretora Pedagógica da SME, Luciane Fraga, disse estar muito feliz. É um trabalho que queremos que seja multiplicado e que mais escolas possam estar participando. Luciane também pediu aos estudantes que o juramento fique guardado dentro do coração. O compromisso firmado hoje vai fazer a diferença amanhã, nos futuros adultos, finaliza.
A solenidade foi encerrada com a música do Proerd, cantada e dançada pelos policias, professores e alunos. Logo após a cerimônia, os alunos participaram de uma confraternização organizada pela Secretaria Municipal de Cultura que contou com distribuição de lanches (cachorro quente, suco, pipoca e algodão doce).
Redações premiadas:
1º lugar Vinícius Borba (turma 51) e Vitória Bandeira (turma 52)
2º lugar Paloma dos Santos (turma 51) e Brenda Macedo (turma 52)
3º lugar Lucas Custódio (turma 51) e Brian Goulart (turma 52)
Saiba mais sobre o Proerd:
- As aulas do Programa abordam os efeitos das drogas no organismo e as consequências de seu uso, bem como as diferentes maneiras de resistir às pressões e às influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência;
- Todos os tópicos foram ministrados por policiais militares, capacitados previamente para atender aos alunos desta faixa etária;
- O Programa é realizado em parceria entre a Brigada Militar, a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e as unidades escolares.