A EMEF Santa Maria, localizada no Beco dos Cunhas, está comemorando 36 anos e a programação da celebração do aniversário se estende por todo mês de junho. No dia 2 de junho, quinta-feira, o Recreando esteve na escola levando muitas opções de brincadeiras aos 437 alunos. Participaram da atividade as assessoras pedagógicas Karla Santanna e Luciana Ferreira. No dia 3 de junho, sexta-feira, o diretor, Miramar Machado, e a vice-diretora e coordenadora pedagógica, Evoni Rodrigues, prepararam um grande bolo para compartilhar com a comunidade escolar.
Sábado, data em que a escola faz 36 anos, acontece a Feira de Ciências e a escolha da Rainha, Princesas e Bonequinha. As comemorações encerram dia 25 de junho, culminando com a entrega das obras de reforma e ampliação. A Santa Maria conta com 22 professores, além da equipe diretiva, e nove funcionários, entre terceirizados e do quadro.
Projetos:
A Escola desenvolve alguns projetos, mas dois são destaques:
Reeducação ambiental - O projeto está sendo executado há quatro anos e engloba toda a escola, desde o porteiro até a direção. A proposta é que durante quatro dias na semana todos os alunos, professores e funcionários compartilhem um lanche saudável. Nas segundas-feiras é obrigatória a ingestão de uma fruta. Já às quartas-feiras o lanche é livre e este é o único dia que as crianças podem trazer salgadinho, refrigerante e bolacha recheada. De acordo com a coordenadora pedagógica, a reeducação alimentar foi proposta devido a constatação de alunos obesos e hipertensos. Evoni conta que após os quatro anos a realidade é outra e alunos e professores gozam de melhor saúde. Temos 14 canteiros de horta. No ano passado colhemos muitos moranguinhos e os alunos puderam degustar a fruta muitos dias.
Gosto pela leitura O projeto tem por objetivo incentivar o gosto pela leitura aos alunos, desde a educação infantil até o quinto ano. Para os alunos até o 2º ano, é feita a Hora do Conto uma vez por semana. Os alunos do 3º ao 5º anos têm um dia para fazerem a leitura na biblioteca e levar um exemplar para casa. Temos também a Sacola Viajante que contém livros e brinquedos. A proposta é que os alunos possam levar para casa de forma de rodízio e interagir com os pais, encerra Evoni.