Nesta semana, a Prefeitura de Viamão deu mais um importante passo para prevenir e resolver os históricos problemas de alagamento do bairro Augusta. Na última quarta-feira, dia 1º de junho, iniciaram os trabalhos de ampliação das redes de galerias de águas pluviais na Rua Teodoro Luiz de Castro. O objetivo da obra visa ampliar a vazão das águas naquele local. A obra está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura.
Os trabalhos deverão estar finalizados ainda na próxima semana e, na sequência, a rua que já está recebendo os meios-fios e a base do solo, também receberá pavimentação asfáltica, em toda a extensão da via.
Conforme o secretário de Gestão e Relações Institucionais, o engenheiro Nilton Magalhães, o projeto é bastante complexo e necessitou de um estudo técnico. O local sofre interferência da rede de esgoto, adutora e rede de água, por esta razão foi realizado um estudo detalhado para que não houvesse prejuízo no fornecimento de água na região, explica.
Não estamos fazendo uma obra paliativa ou provisória, mas sim trazendo uma solução técnica e definitiva. Por muitos anos esta situação se arrastava, com sucessivos 'remendos'. Agora, uma obra deste porte vai resolver o problema histórico, salienta o prefeito Valdir Bonatto.
A ampliação de galerias faz parte de um projeto amplo no bairro, que prevê um conjunto de obras de infraestrutura no bairro, que inclui a colocação de muros de gabião em alguns trechos do Arroio Feijó - uma espécie de estrutura armada que irá revestir o canal, utilizada para acelerar a drenagem da água; pavimentação de 14 ruas; esgotamento cloacal; esgotamento pluvial e construção de três pontes. Além da construção do novo conjunto habitacional Viver Augusta (240 apartamentos e 105 casas).