Na manhã desta terça-feira (31/05), professores e estudantes da EMEF Alberto Pasqualini realizaram uma ação de educação ambiental no bairro Santa Isabel. As turmas de estudantes dos 8º e 9º anos percorreram o quarteirão da escola juntando todos os tipos de papéis, embalagens, sacos plásticos ou garrafas pet pelo chão. Em uma hora, encheram mais de seis sacos de lixo de 100 litros. Acompanharam a atividade, as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Carmen Rocha e Patrícia Santos.
Desde março, os alunos estão trabalhando o tema em sala de aula. No início de maio, as turmas do 9º ano fizeram uma experiência e juntaram por uma semana as folhas descartadas normalmente. Ao final da semana escolar (5 dias), foi contabilizado cerca de 110 folhas por turma, 330 folhas no total das três turmas. De acordo com o coordenador pedagógico, Marco Aurélio Santos, o projeto está sendo executado de forma integrada por quatro professores, cada um passando os conteúdos relativos às suas áreas: Líria Fagundes (matemática); Andreza Porto (história); Kátia Gil (matemática); e Gerson Luís Martins (ciências).
O estudante do 8º ano, Richard Francisco Rodrigues, 13 anos, disse que está preservando mais o meio ambiente a partir do projeto, reutilizando mais o papel e outros produtos descartados. Estamos consumindo muito, muitas vezes sem necessidade. A maioria dos papéis descartados estavam quase que em branco, podendo ser reutilizado novamente. Se estou caminhando na rua e vejo papéis, embalagens ou garrafas pet no chão, junto e coloco numa lixeira. Se continuarmos a poluir o meio ambiente, não teremos mais água potável para beber. Se utilizarmos muitas árvores para produção de celulose, não teremos mais ar puro para respirarmos e isso será o fim das pessoas no planeta, explica Richard.
A professora de matemática Kátia conta que foi trabalhado com as turmas de 9º ano a média aritmética e a estimativa, com a progressão. Com o papel descartado durante os cinco dias, propomos o cálculo da média de papel descartado por dia por turma (22 folhas A4), com progressão de cálculo para um mês (484 folhas A4) e para um ano (4.400 folhas A4). Agora propomos o cálculo estimado do descarte de papel por dia de todas as turmas juntas (792 folhas A4), sabendo que a escola possui 1.027 alunos, divididos em 36 turmas, e levando essa progressão por mês (17.424 folhas A4) e por ano (158.400 folhas A4), levando em conta que para o mês em questão são calculados somente os dias letivos, ou seja 22 dias, somando 200 dias no ano.
O coordenador pedagógico explica que o trabalho de educação ambiental seguirá até o final do ano letivo e outras ações e intervenções serão propostas pelos professores e alunos. Nossa meta é incutir a educação ambiental para a vida desses estudantes que estão quase se formando no ensino fundamental. Que eles pensem duas vezes quando forem descartar algum resíduo, para que o façam de maneira correta. Que reutilizem mais o pepel antes de jogá-lo fora e que reduzam a prática consumista, finaliza Santos.
Saiba mais:
A cada 10.000 folhas de papel A4 de 75g consome-se uma árvore de eucalipto.
Uma árvore de eucalipto leva 15 anos para estar pronta para o corte.
Para produzir uma única folha de papel A4, é necessário 10 litros de água, além de energia elétrica e outros produtos químicos no processo.