Estudos farão parte da elaboração do Plano de Mineração.
O prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, e a secretária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, apresentaram para representantes do Codevi (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Viamão), do Conselho Viamonense de Meio Ambiente (Covima) e da sociedade o estudo de Zoneamento Ambiental Econômico (zoneamento minerário), confeccionado pela Prefeitura de Viamão e Unisinos. A apresentação aconteceu dia 25 de maio, às 7 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Na oportunidade, o prefeito ressaltou que o estudo é uma ferramenta de planejamento integrado, que tem por objetivo garantir a biodiversidade, os processos naturais e os serviços ambientais.
A secretária de Meio Ambiente apresentou o zoneamento minerário, os mapeamentos das áreas que possuem mineração e das áreas com potencial de extração. Bonatto lembrou os planos que já foram construídos desde 2013, como o Plano Diretor, a Lei de Uso e Ocupação do Solo e a Lei de Impacto de Vizinhança. Agora queremos construir o Plano de Mineração e o Zoneamento Mineral, regulamentando a atividade com conceito de extração que apresente um resultado positivo com outras atividades, como a industrialização, gerando mais postos de trabalho e renda para o município, explica o prefeito.
Bonatto nomeou um grupo de trabalho que terá o desafio de construir as diretrizes do Plano de Mineração em 30 dias. A primeira reunião já está marcada para o dia 31 de maio, às 8 horas, no auditório da SME. Após a construção, o Plano de Mineração, juntamente com o Plano de Turismo, será levado a audiências públicas para aprovação da população. Viamão tem potencial de mão de obra e quer regras claras e seguras, com resultado positivo no mercado, para a exploração mineral, conclui o prefeito.