Na tarde de domingo, dia 22, o Centro de Viamão foi alvo de uma grande ação de prevenção e fiscalização, envolvendo Prefeitura Municipal e Brigada Militar. A intervenção aconteceu devido à divulgação, via rede social, da chamada "Festa das Cores". Estas festas são divulgadas através de páginas na rede social Facebook, contando com a figura de um ou mais organizadores e, em sua última edição, foi observada a participação de grande quantidade de menores.
A ação foi motivada após várias denúncias no que diz respeito à poluição sonora, violência, consumo de drogas, bebidas alcoólicas e acúmulo de sujeira nos espaços públicos, como já ocorreu em encontros anteriores, realizados em frente à Igreja Matriz e em outros pontos de Viamão.
A operação envolveu integrantes do 18º Batalhão da Brigada Militar e do Conselho Tutelar, além de 26 servidores da Prefeitura de Viamão (Guarda Municipal e secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo SMDEICT e Trânsito e Transporte SMTT). Durante a operação, foram realizadas apreensões de produtos ilícitos e de veículos em situação irregular. O Comando da BM ainda não disponibilizou os números da operação.
Conforme o secretário da SMDEICT, Túlio Barbosa, a ação foi considerada um sucesso. A operação contou com a aprovação da comunidade, pois garantiu o livre trânsito da comunidade, bem como o funcionamento do comércio da região. A união dos diferentes órgãos envolvidos proporcionou o êxito nesta operação. Cabe também um agradecimento especial a Brigada Militar, pela excelente atuação. Salientamos que não somos contra qualquer tipo de atividade cultural ou de diversão, mas é necessário que os eventos sejam minimamente organizados, principalmente no que diz respeito à participação de menores de idade.
A ação foi planejada e organizada numa reunião que ocorreu no dia 19 de maio, na sede da SMDEICT, e que envolveu diversas lideranças do município. A operação contou ainda com o apoio do Conselho Pró Segurança Pública (Consepro) de Viamão e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de Viamão.
Fotos da operação
A ação foi planejada e organizada numa reunião que ocorreu no dia 19 de maio, na sede da SMDEICT, e que envolveu diversas lideranças do município.