A Prefeitura de Viamão, através do Programa de Combate a Endemias, realizou na terça-feira, dia 15, um mutirão de limpeza na área próxima à Escola Municipal Recanto da Lagoa. Na limpeza, as equipes recolheram quatro caminhões de lixos e entulhos. É importante ressaltar que é a quarta vez que o local é limpo, apenas neste ano.
Para manter a cidade limpa, a Prefeitura mantém um cronograma de limpeza de áreas, onde há descarte irregular de lixo, em todas as regiões da cidade. O coordenador do Programa de Combate a Endemias, Luis Augusto Carvalho, ressalta que a ajuda da população é de extrema importância. Um grave problema que enfrentamos na manutenção da cidade é com a limpeza de locais públicos que são utilizados como pontos de descarte irregular de lixo, o que é ilegal. Pedimos a colaboração dos moradores para que não joguem lixo ou entulho nos espaços públicos, bem como em terrenos baldios.
Além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular de entulho e lixo é considerado crime ambiental sujeito a multa em caso de flagrante, conforme a Lei Municipal Nº 4.384/2015 de Limpeza Urbana. As denúncias são acolhidas pelo serviço público de ouvidoria Fala Cidadão, telefone 156. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do lixo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros, enviando parafalacidadao156@gmail.com ou falacidadao@viamao.rs.gov.br